Extratos bancários serão padronizados a partir de 8 de julho

Inicialmente haverá padronização em relação às várias denominações existentes para operações de saque e depósito, afirma a Febraban

36

Os extratos bancário terão suas nomenclaturas padronizadas a partir do dia 8 de julho. A mudança vai atingir todas as instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a entidade, inicialmente haverá padronização em relação às várias denominações existentes para as operações de retirada e depósito. Depois, outras transações financeiras serão incluídas na mudança.

LEIA MAIS: Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao 2º lote de restituições nesta sexta-feira, às 10h

O objetivo é facilitar a compreensão dos correntistas, principalmente os que têm contas em bancos diferentes.

“Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Quando o cliente fizer uma retirada de dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, a informação impressa no extrato será “SAQUE DIN CARTAO AG”.

As transações de “depósito de cheque no ATM”, feitas em caixas eletrônicos (ATM), passam a ser descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.

Artigo anteriorBunge vende para a BP participação de 50% em empresa de açúcar e etanol no Brasil
Próximo artigoSenado: comissão aprova legalização de bingos, cassinos e jogo do bicho no país