Em meio à intensificação das disputas tarifárias, Estados Unidos e China anunciaram nesta terça-feira (6) a retomada das negociações bilaterais, com um encontro agendado para este sábado (10), em Genebra, na Suíça. A reunião tem como foco discutir os conflitos comerciais entre as duas maiores economias do mundo. A informação foi divulgada pela agência Reuters.
A atual guerra tarifária ganhou força após os Estados Unidos imporem taxas de até 145% sobre produtos chineses. Em resposta, a China retaliou com alíquotas de até 125% sobre mercadorias importadas dos EUA. Até o momento, não havia sinais de trégua na escalada de sanções comerciais entre os países.
Ambos os governos confirmaram oficialmente a realização do encontro. O Departamento do Tesouro dos EUA informou que o secretário Scott Bessent e o representante de Comércio, Jamieson Greer, embarcam para a Suíça nesta quinta-feira (8). Do lado chinês, o Ministério do Comércio confirmou a presença do vice-primeiro-ministro He Lifeng nas negociações.
Em nota, Pequim destacou a importância de retomar o diálogo, afirmando que a decisão considera “as expectativas globais, os interesses nacionais da China e os apelos da indústria e dos consumidores norte-americanos”.
*Portal WSCOM
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp