Estudantes da rede estadual da Paraíba representam o Brasil em competição internacional de robótica nos EUA

Desde a chegada aos Estados Unidos, a equipe realiza treinamentos e ajustes finais nos robôs

98
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
banner de publicidade
banner de publicidade

Sete estudantes e dois professores da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Pedro Anísio, localizada em João Pessoa, participam da RoboCupJunior Super-Regional Américas, na cidade de Mercersburg, Pensilvânia (EUA), entre os dias 25 e 29 de abril. A equipe conquistou a vaga após se destacar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2023.

Esta é a primeira edição da competição nas Américas e reúne delegações de países como Estados Unidos, Canadá, México, Panamá, Chile e Brasil.

A Paraíba é o único estado brasileiro com representação de uma escola pública no evento. A delegação é formada pelos estudantes Allyce Guedes de Souza, Gabriel Silva Gomes, Miguel Lucas Luna de Souza Silva, Rayanne Maria Sales dos Santos, Gabriel de Lima Almeida, Rany Luane Soares Bezerra e Nathielly Almeida da Silva.

Três integrantes estão na 3ª série do ensino médio e quatro concluíram o curso técnico em 2024. Dois deles também cursam graduação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Programa Limite do Visível.

A RoboCupJunior Super-Regional Américas é uma competição internacional de robótica voltada para estudantes de até 19 anos. A disputa é dividida em três categorias: Futebol, Resgate e OnStage. A equipe da ECIT Pedro Anísio participa da categoria OnStage, que envolve apresentações artísticas com robôs autônomos.

banner de publicidade
banner de publicidade

Os professores Heronides Anízio Pereira Laurentino e Crismarkes Ferreira dos Santos são os orientadores da equipe. Também integram a delegação os representantes do Governo da Paraíba e da Secretaria de Estado da Educação, Karine Heloise Felix de Sousa e Thalles Albuquerque de Araújo, além do representante estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.

Desde a chegada aos Estados Unidos, a equipe realiza treinamentos e ajustes finais nos robôs. A preparação envolve montagem, programação, ensaios e adaptação à dinâmica do torneio.

A participação da escola no torneio ocorre no contexto de ações voltadas ao fortalecimento da educação técnica e científica na rede estadual. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, em 2023 foram entregues 240 laboratórios de robótica em escolas de tempo integral da Paraíba.

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

banner de publicidade
Artigo anteriorOrquestra Sinfônica da Paraíba realiza segundo concerto da temporada 2025 com regente argentino
Próximo artigoDestino Potiguara: Baía da Traição se destaca no cenário internacional do turismo sustentável
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.