Sete estudantes e dois professores da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Pedro Anísio, localizada em João Pessoa, participam da RoboCupJunior Super-Regional Américas, na cidade de Mercersburg, Pensilvânia (EUA), entre os dias 25 e 29 de abril. A equipe conquistou a vaga após se destacar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2023.
Esta é a primeira edição da competição nas Américas e reúne delegações de países como Estados Unidos, Canadá, México, Panamá, Chile e Brasil.
- Setor funerário adota tecnologias digitais e amplia modernização dos serviços no Brasil
- Pesquisadores desenvolvem sistema com IA para auxiliar mobilidade de pessoas com deficiência visual
- Marca Japonesa, Aiwa, retoma operações no Brasil com novos produtos e produção nacional
A Paraíba é o único estado brasileiro com representação de uma escola pública no evento. A delegação é formada pelos estudantes Allyce Guedes de Souza, Gabriel Silva Gomes, Miguel Lucas Luna de Souza Silva, Rayanne Maria Sales dos Santos, Gabriel de Lima Almeida, Rany Luane Soares Bezerra e Nathielly Almeida da Silva.
Três integrantes estão na 3ª série do ensino médio e quatro concluíram o curso técnico em 2024. Dois deles também cursam graduação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Programa Limite do Visível.
A RoboCupJunior Super-Regional Américas é uma competição internacional de robótica voltada para estudantes de até 19 anos. A disputa é dividida em três categorias: Futebol, Resgate e OnStage. A equipe da ECIT Pedro Anísio participa da categoria OnStage, que envolve apresentações artísticas com robôs autônomos.
Os professores Heronides Anízio Pereira Laurentino e Crismarkes Ferreira dos Santos são os orientadores da equipe. Também integram a delegação os representantes do Governo da Paraíba e da Secretaria de Estado da Educação, Karine Heloise Felix de Sousa e Thalles Albuquerque de Araújo, além do representante estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.
Desde a chegada aos Estados Unidos, a equipe realiza treinamentos e ajustes finais nos robôs. A preparação envolve montagem, programação, ensaios e adaptação à dinâmica do torneio.
A participação da escola no torneio ocorre no contexto de ações voltadas ao fortalecimento da educação técnica e científica na rede estadual. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, em 2023 foram entregues 240 laboratórios de robótica em escolas de tempo integral da Paraíba.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp