Uma pesquisa realizada pela Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes), encomendada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), revelou que os patrocínios do Governo de Alagoas aos cinco maiores réveillons do estado resultaram em um retorno econômico de R$ 300 milhões.
A pesquisa considerou variáveis como sexo, faixa etária e renda, com base na Matriz de Insumo-Produto do IBGE
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, os resultados demonstram a eficácia das estratégias e investimentos do governo de Alagoas para promover o crescimento turístico e econômico do estado.
“O nosso trabalho é contínuo, sempre buscando novas estratégias que realmente impactem Alagoas de maneira significativa. O réveillon é um período crucial que movimenta o turismo, a rede hoteleira, a gastronomia e a economia em geral. Pensando nisso, o governo de Alagoas investiu de maneira estratégica nas cinco maiores festas de fim de ano. O planejamento foi um sucesso: para cada R$ 1 investido pelo Estado, retornam mais de R$ 128. No período de 2023/2024, superamos o impacto de R$ 300 milhões. Esses são números significativos e conquistas importantes”, destacou Bárbara Braga.
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Impacto Econômico
- Transportes: R$ 26 milhões, com turistas provenientes de mais de 20 estados
- Alimentação: R$ 46 milhões
- Hospedagem: R$ 94 milhões
- Artesanato local: R$ 8 milhões
- Perfil dos Entrevistados:
- Maioria não residente em Alagoas;
- Predominância do sexo masculino;
- Presença nas festas acompanhados de amigos;
- Faixa etária entre 25 e 34 anos;
- Experiência dos réveillons considerada excelente;
- Permanência média de oito dias no estado;
- Renda acima de R$ 5 mil;
- Alta probabilidade de recomendar o destino para familiares e amigos.
Fonte: NE9