Empresa desenvolve ‘ChatGPT do boi’ e prevê avanço no mercado

Aplicativo de inteligência artificial permite que pecuaristas obtenham informações que ajudem na tomada de decisões no campo

152
“Trata-se de um aplicativo exclusivamente para gestores” Xisto Alves — Foto: Jetbov / Divulgação
Publicidade

A plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte, JetBov, investiu em uma solução de inteligência artificial que funciona como um ChatGPT da pecuária para ser um dos principais motores de crescimento deste ano. Com o chamado JetBov do Gestor e a perspectiva de expansão do mercado, a empresa espera aumentar seu faturamento em 30% em 2024.

Sem revelar números, Xisto Alves, CEO da empresa, afirma que a expectativa de crescimento no mercado se justifica pelo fato de que hoje os pecuaristas buscam continuamente por novas tecnologias que contribuam com uma gestão focada em dados. É nesse contexto que Alves diz ver espaço para o aplicativo de inteligência artificial.

“Trata-se de um aplicativo projetado exclusivamente para gestores e tomadores de decisão em fazendas, que pode ser utilizado de qualquer lugar, sem a necessidade de acessar um computador, funcionando de forma semelhante a um chat — uma ideia pensada para facilitar a conexão com profissionais do campo”, afirma o executivo.

Na prática, o JetBov do Gestor permite que pecuaristas conduzam diálogos e façam perguntas à ferramenta por meio de mensagens de texto ou áudio, semelhante ao que é visto atualmente com o ChatGPT. O objetivo é proporcionar acesso rápido e fácil a informações para os criadores de gado.

Segundo Alves, a plataforma é constantemente alimentada com conteúdos técnicos e estratégicos, sendo treinada para desenvolver e compartilhar relatórios via WhatsApp, além de criar tarefas para os funcionários no campo.

A expectativa é atender às mais de 3,9 mil fazendas que já são clientes da JetBov.

Para tornar o aplicativo JetBov do Gestor uma realidade, parte dos recursos foi levantada por meio de uma “vaquinha virtual”, que arrecadou R$ 1,74 milhão no final do ano passado. No desenvolvimento da plataforma JetBov como um todo, foram investidos mais de R$ 8,2 milhões, de acordo com o executivo.

Alves avalia que a introdução da inteligência artificial na pecuária de corte representará um avanço significativo para o setor. “Ao unir nossas ferramentas à expertise de nossa base de dados, acreditamos que os algoritmos de IA terão um papel ainda mais relevante na previsão de cenários”, afirma.

Além do JetBov do Gestor, a empresa também oferece o aplicativo JetBov de Campo, focado na coleta de dados dentro da propriedade rural, e o JetBov de Pasto, que permite aos pecuaristas visualizar o mapa da fazenda e a divisão das áreas em piquetes, com registro de todas as atividades realizadas.

Fonte: Globo Rural

Artigo anteriorMarcas de luxo dão descontos de até 50% para atrair consumidor chinês, diz jornal
Próximo artigoArábia Saudita será sede da primeira Olimpíada de Games
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.