Os exemplos de aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa que resultam em aumento de produtividade estão se tornando cada vez mais frequentes em diversas áreas da economia.
No Brasil, um dos principais desafios é não apenas criar modelos de IA generativa, mas também adaptá-los de forma eficaz à realidade dos negócios locais. Ciente dessa necessidade, a Superlógica, uma das maiores empresas de soluções tecnológicas para o setor de moradia, firmou uma parceria de desenvolvimento com um líder da indústria: a OpenAI, responsável pelo ChatGPT.
“Neste ano aceleramos o uso de inteligência artificial. Mas, no meio do ano, decidimos tomar uma decisão: buscar um foco maior para que a construção de produtos gerasse de fato mais valor tanto para o cliente como melhorasse o trabalho interno. E daí decidimos buscar um parceiro que pudesse fazer a diferença”, disse Ivan Pérez, diretor de Engenharia da Superlógica, em entrevista à Bloomberg Línea.
Segundo ele, a parceria deve permitir que os clientes utilizem o poder de IA generativa do ChatGPT para transformar a maneira como gerenciam condomínios e imobiliárias – em ações como automação de processos, personalização de atendimentos e, no fim do dia,
uma gestão mais ágil e eficiente.
“Estamos em um momento em que é preciso transformar a maneira como nossos clientes atuam. E os ganhos de produtividade com uso de IA permitem que eles possam dedicar mais tempo para atender os clientes deles”, disse Joaquim Neto, o Joca, diretor de Produtos da Superlógica, na mesma entrevista.
Segundo Joca, já existem casos de uso em fase de piloto, que devem ser divulgados ao mercado em breve, ainda neste ano.
A própria Superlógica já havia desenvolvimento ferramentas como leitura de documentos para lançamento de despesas em ERP, em que o uso de IA mais do que dobrou os níveis de eficiência. Essa funcionalidade já foi disponibilizada para toda a base de clientes.
Com a integração do ChatGPT, os sistemas desenvolvidos pela Superlógica ganharão funcionalidades que vão desde assistentes virtuais para atendimento e resolução de dúvidas até análise preditiva de dados financeiros e operacionais.
Por meio de interfaces de linguagem natural, os gestores poderão automatizar a comunicação com moradores, responder a questões comuns, como solicitações de segunda via de boletos e agendamento de áreas comuns, além de gerar relatórios financeiros detalhados a partir de grandes volumes de dados.
Da mesma forma, segundo Perez, a parceria com a OpenAI vai contribuir com o treinamento dos times internos da própria Superlógica para que consigam desenvolver não só produtos como a própria lógica de uso da tecnologia. Profissionais estão sendo treinados e “empoderados”, de modo em que novas soluções possam vir também “de baixo para cima” de maneira como a companhia faz o desenvolvimento.
Na big picture, a parceria deve potencializar o desenvolvimento de produtos e os negócios da Superlógica e alavancar o seu crescimento, no momento em que a companhia busca se estabelecer como um one-stop-shop do mercado B2B de condomínios e imobiliárias.
A empresa cofundada e liderada por Carlos Cêra no começo dos anos 2000 movimenta cerca de R$ 35 bilhões em volume financeiro atualmente, com market share de mais de 50% do mercado endereçável na área condominial – são mais de 108 mil condomínios
clientes.
Os produtos incluem softwares de gestão, de relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital.
Em outra frente de crescimento até mais acelerado, a empresa oferece soluções de tecnologia para imobiliárias: a base conta hoje com cerca de 4.000 empresas que são clientes, o que significa cuidar da administração de mais de 800 mil contratos imobiliários.
Para os próximos 3 anos, a empresa prevê chegar a 10.000 imobiliárias, o que representaria 25% do mercado endereçável.
“Estamos construindo um futuro em que a gestão de imóveis será cada vez mais conectada, digital e eficiente. Isso beneficiará tanto os gestores, que terão mais agilidade nas operações, quanto os moradores, que terão uma experiência mais personalizada e
responsiva”, disse Carlos Cêra em nota.
Como parte da parceria, a Superlógica vai trazer executivos da OpenAI para o seu evento Next 2024, no próximo dia 19 em São Paulo, para discutir o impacto da IA na gestão das empresas do mercado imobiliário.
Bloomerg Línea