Empresa anuncia novo trem que funciona a hidrogênio e bateria; conheça

A Stadler Rail anunciou um novo trem abastecido a hidrogênio e bateria, a fim de reduzir o consumo de CO2

32
O trem movido à bateria e hidrogênio, RS Zero, é um veículo de vagão único. • Crédito: Stadler Rail
Publicidade

A Stadler Rail, fabricante de materiais ferroviários, revelou um novo modelo de trem projetado para ser ambientalmente sustentável: o Regio-Shuttle Zero (RS Zero). Este trem inovador é movido por uma combinação de bateria elétrica e hidrogênio, substituindo a emissão de CO2 por uma fonte de energia limpa e ecológica. O RS Zero é apresentado como o sucessor do Regio-Shuttle RS1, destacando-se pela sua tecnologia avançada e menor impacto ambiental.

Embora o RS Zero tenha um design futurista, ele mantém as características icônicas dos modelos RS1, como as janelas trapezoidais. O trem foi apresentado pela primeira vez em Berlim, na Alemanha, onde 38% das linhas ferroviárias ainda não são eletrificadas. O objetivo é fornecer uma solução que ajude na transição energética na Alemanha e em toda a Europa.

O RS Zero é versátil, podendo ser abastecido tanto por eletricidade quanto por hidrogênio, e é ajustável para se adaptar às condições específicas de diferentes linhas ferroviárias. A fabricante oferece o trem em duas versões: uma simples, com capacidade para 70 passageiros, e uma versão dupla, com capacidade para 150 passageiros. Ambas as versões incluem assentos padrão, assentos mais privados, espaço para cadeirantes, banheiro e uma área dedicada para bicicletas, carrinhos de bebê e malas.

Peter Spuhler, presidente do Conselho de Administração do Stadler Group, comentou: “O Regio-Shuttle RS1 é uma parte significativa da história da Stadler. Entregamos o último modelo a um cliente há 11 anos. Agora, estou entusiasmado por iniciarmos um novo capítulo com o RS Zero, que nos permitirá ampliar ainda mais nossa liderança em tecnologias de acionamento alternativo.”

O RS Zero não só utiliza hidrogênio e bateria, mas também foi fabricado com 98% de materiais recicláveis e é isento de borracha sintética. A empresa informou que o painel da parede lateral do trem é feito de diversos materiais recicláveis, como garrafas PET, e que o sistema de ar condicionado foi desenvolvido para ser menos prejudicial ao meio ambiente.

O novo modelo também se destaca por suas características acessíveis para passageiros com mobilidade reduzida, apresentando um design de piso baixo e sem degraus. Para quem estiver na Alemanha neste mês, o protótipo do RS Zero estará em exibição no InnoTrans 2024, que ocorrerá em Berlim entre os dias 24 e 27 de setembro.

“Nosso objetivo foi criar um veículo especialmente leve que possibilitasse uma operação sem emissões em rotas secundárias. Com o RS Zero, oferecemos aos nossos clientes um trem que combina eficiência, máximo conforto e excelente acessibilidade para todos os passageiros”, afirmou Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de marketing e vendas do Stadler Group.

Além disso, a Stadler Rail já forneceu veículos para o Brasil, incluindo locomotivas elétricas He 4/4 para o sistema ferroviário de Paranapiacaba, no interior de São Paulo.

Fonte: CNN Brasil

Publicidade
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.