Empregadores enfrentam desafios com recém-formados da geração Z e aumentam demissões

38
Jovens diversos trabalhando em um escritório — Foto: seventyfourimages
Publicidade

Um estudo recente revela que, desde o início de 2023, 60% dos empregadores já demitiram pelo menos um funcionário da Geração Z que se formou na faculdade há menos de um ano. Além disso, 16% dos gestores expressaram desconfiança em relação à contratação de recém-formados. Esse fenômeno ocorre em um momento em que a Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, deverá representar quase 30% da força de trabalho até o próximo ano.

Os empregadores apontam que, embora muitos jovens tenham um bom conhecimento teórico, falta-lhes as chamadas soft skills, essenciais para o ambiente de trabalho. As principais queixas incluem a dificuldade em lidar com prazos e a falta de comunicação eficaz com colegas. Uma pesquisa revelou que 68% dos profissionais de diversas idades consideram desafiador interagir com a Geração Z.

Por outro lado, os jovens trabalhadores priorizam oportunidades que ofereçam horários flexíveis, a possibilidade de trabalho remoto e benefícios relacionados ao bem-estar. Em média, profissionais de 18 a 24 anos permanecem em suas posições por cerca de 9 meses, enquanto gerações anteriores costumam ficar pelo menos 2 anos nas mesmas empresas. Essa dinâmica acentua a necessidade de uma adaptação tanto por parte dos jovens quanto dos empregadores para um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório.

Redação com informações do The News

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorLista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário
Próximo artigoHaddad comemora elevação de nota do Brasil pela Moody’s e reconhece que há ‘trabalho a ser feito’ nas despesas e receitas
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.