A expansão das franquias pelo Brasil inclui a chegada de diversas franqueadoras pela primeira vez em cidades do interior. Com modelos menores (e mais baratos), as marcas têm buscado se consolidar fora das capitais. Segundo estudo publicado no ano passado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um aumento significativo no número de operações de redes de franquias nas cidades do interior e também naquelas que não são capitais.
Dos 30 municípios listados, 12 deles não são capitais. Além disso, a pesquisa revelou que, enquanto houve uma variação de 21,1% no número de unidades nessas 12 cidades, nas 18 capitais listadas, esse índice foi de 17,6%.
Para quem pensa em empreender com franquias em cidades do interior, conheça 06 redes que querem crescer fora das capitais.
Mr. Fit
Criada em 2013, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, a rede Mr. Fit é pioneira em fast food de alimentação saudável no Brasil, que oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis. Está presente em 26 estados brasileiros e em processo de internacionalização já com unidades em Portugal e no Paraguai.
No formato home office, o franqueado comercializa produtos ultra congelados (refeições, sucos, lanches e sobremesas saudáveis sem glúten e lactose) por meio de aplicativos e parcerias comerciais.
- Investimento total: R$ 6.998 (incluso taxa de franquia, estoque inicial, frete, sacolas, loja em aplicativo, agência de marketing e suporte operacional)
- Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil
- Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
4Charge
A 4Charge é uma rede de franquias de totens e carregadores. Com mais de 50 unidades atualmente, a marca foi fundada em 2019 e atua com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O franqueado trabalha em modelo home based com visitas periódicas a clientes e parceiros.
- Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
- Retorno do investimento: até 6 meses
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma rede de franquias de marmitas ultracongeladas. Com sede em São Paulo, a empresa começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 20,9 mil
- Faturamento médio mensal: entre R$10 mil e R$50 mil
- Tempo de retorno: 6 a 12 meses
SmartCred
A SmartCred é uma rede de franquias de crédito e soluções financeiras. A proposta da empresa é trabalhar com crédito de forma inteligente, oferecendo mais de 300 produtos e serviços com foco em soluções financeiras em 360º para os seus clientes. O papel do franqueado é atuar no gerenciamento da operação. Toda a parte de contratação e estrutura é papel da franqueadora.
- Investimento inicial: a partir de R$14,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$17 mil
- Tempo de retorno: 3 a 6 meses
Padrão Enfermagem
A Padrão Enfermagem é a ponte entre os profissionais da área de enfermagem e cuidadores com as famílias que precisam destes tipos de serviços. A empresa faz agenciamento de profissionais de enfermagem especializada em oferecer soluções em cuidados. O seu modelo Home Based, permite que o investidor atue de qualquer lugar, inclusive prestando atendimento em cidades pequenas.
- Investimento inicial: R$ 50 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
- Prazo estimado de retorno: 18 meses
Energy+
Fundada em 2019, em Toledo no Paraná (PR), a Energy+ é uma rede de tecnologia em energias renováveis que oferece soluções voltadas para a geração de energia distribuída. A marca entrou para o franchising em 2023, e está atualmente com 7 operações, todas no sul do país, e prevê inaugurar em 2024, 36 unidades em todo o território nacional e faturar cerca de R$ 67 milhões.
- Investimento inicial: R$ 120 mil (incluso taxa de franquia e instalações)
- Faturamento médio mensal: R$ 350 mil
- Prazo estimado de retorno: 12 meses
Fonte: Exame