*DROPS DATASTORE: entenda como a queda da taxa Selic vai impactar a comercialização de imóveis até dezembro 

85
Publicidade

No dia 5 de janeiro, a expectativa de taxa Selic ao final de 24 era de 9%, uma projeção muito boa que deixava o mercado imobiliário em uma situação muito confortável. Os negócios logo começaram acontecer porque o mercado empreendedor fica sempre de olho no futuro do setor imobiliário, então, essa expectativa de taxa extremamente atraente deixava os negócios ao final do ano em uma projeção de velocidade de vendas muito boa. Os melhores momentos do mercado imobiliário brasileiro no século 21 aconteceram com taxa Selic entre 8% e 9,75%. 

Finalizado o primeiro trimestre, logo no mês de abril, começaram as expectativas de alta da taxa Selic futura,  um aumento para 9,5% ao final de 2024. Mesmo assim, uma expectativa muito boa. Entrando no mês de maio, tivemos dois aumentos sequenciais dessa projeção: um para 9,75% e o outro, o mais recente nesta semana, para 10%, também ao final de 2024, o que deixa o mercado imobiliário ainda em uma situação muito confortável dentro deste ano. Porquê? Porque essa taxa esperada de 10% é 30% abaixo da mesma situação de um ano e meio atrás, um ano atrás,  que era de 13,75%. A conclusão é que essa é uma situação muito confortável, mas ela tira qualquer possibilidade de explosão da velocidade de vendas dentro do ano de 2024. O que nós teremos é um ano melhor, principalmente para aqueles profissionais e para aquelas incorporadoras que agem com dados informações com muita ciência e com muita estratégia.

*DROPS DATASTORE: líder em pesquisa de mercado imobiliário no Brasil, com 30 anos de experiência e sede em Campinas-SP. A empresa já analisou mais de 900 bilhões de reais em VGV de empreendimentos, transformando dados em conhecimento estratégico para o setor. Fundada por Marcus Araújo, a Datastore se destaca por oferecer insights claros e aplicáveis, ajudando a moldar estratégias imobiliárias inovadoras, e é considerado como um dos principais pensadores do mercado imobiliário brasileiro da atualidade e futurologista do morar. O especialista compartilhará em nosso portal informações relevantes para que os empresários do setor se preparem ainda melhor para o ciclo virtuoso que a capital paraibana está passando. 

Artigo anteriorPF faz operação contra fraudes em saques do FGTS de jogadores de futebol
Próximo artigoLira defende votação de projeto que prevê taxação de compras internacionais até US$ 50 e fala em ‘meio termo’
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.