Semana de Diversidade e Inclusão para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ 

28

Evento promovido pela AeC tem palestras gratuitas. Censo feito pela companhia comprova diversidade e revela que mais de 20% dos colaboradores na Paraíba se declaram integrantes da comunidade.

Na semana em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (28/06, sexta-feira), a AeC promove a 4ª edição da Semana AeC de Diversidade e Inclusão com conteúdos abertos para toda a sociedade em lives transmitidas pelo canal oficial da empresa no Youtube (@AeCOficial). 

A abertura aconteceu ontem, 25/06 e vai até o dia 27, com palestras sobre equidade racial, neurodiversidade e um episódio especial do AeCast com a participação do Diretor de Pessoas da AeC, Alexandre Faria, discutindo as melhores práticas de inclusão das empresas e a importância da Diversidade nas organizações. O episódio estará disponível na Universidade Corporativa da AeC (https://uniaec.com.br/courses) para toda a sociedade. Todo o conteúdo é aberto ao público – veja programação abaixo.

Censo

Com políticas ativas de contratação de jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com mais de 60 anos e da comunidade LGBTQIAPN+, a AeC companhia conta com mais de 53 mil colaboradores nas suas 20 unidades distribuídas em 11 cidades de sete Estados do país e, realizou o Censo DiversificAeC, com dados abrangentes sobre a diversidade dos colaboradores. Em João Pessoa, 24% dos colaboradores se declaram LGBTQIAPN+ e 18% em Campina Grande. 

A pesquisa aconteceu no último semestre de 2023, e contou com adesão de 80% do total de colaboradores (42 mil entrevistados), revelando que 5% do total de respondentes se declararam trans e/ou pessoas não binárias, o que soma, 2.100 mil pessoas, um número contundente diante das estatísticas pelo Datafolha. 

Outro dado ainda mais superlativo e que também está na contramão da pesquisa é o percentual de 23% de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, o que representa 9.660 colaboradores do total dos entrevistados. Considerando que, hoje, a AeC tem 53 mil funcionários, pode-se inferir que esses números são ainda maiores, tanto de pessoas trans e não-binárias quanto LGBTQIAPN+.

Por unidade operacional, o Censo DiversificAeC apresentou a seguinte distribuição: em Arapiraca, Alagoas: 15% dos colaboradores se declaram LGBTQIAPN+, 35% em Belo Horizonte, MG; 18% em Campina Grande, PB; 22% em Governador Valadares, MG; 22% em Juazeiro do Norte, Ceará; 24% em João Pessoa, PB; 18% em Montes Claros, MG; 22% em Mossoró, RN; 23% no Rio de Janeiro, capital; e 25% em São Paulo, SP.

Pessoas que se identificam como trans e/ou não binárias representam: 17% dos colaboradores de BH, 4% em cada uma das seguintes cidades: Campina Grande, Montes Claros e São Paulo; já em Arapiraca, Governador Valadares, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Mossoró são 3% em cada cidade; e 2% na capital carioca. O levantamento também mostrou que 68% dos trabalhadores da companhia se declaram negros (pretos e pardos), 83% são egressos de escola pública, 41% estão tendo acesso ao primeiro emprego e 47% estão na faixa etária de 18 a 24 anos. 

“Esses números são motivo de orgulho para a AeC, pois demonstram claramente nossa política de gestão de pessoas que não distingue ninguém, ao contrário. Aqui, promovemos um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, acolhendo todos, independentemente de suas características individuais, como raça, cor, religião, gênero e idade, além de valorizarmos o bem-estar dos nossos colaboradores e oferecer condições reais de crescimento na empresa”, afirma Alexandre Faria, diretor de Recursos Humanos e Gestão e Pessoas da AeC. 

Mercado de trabalho

Segundo o Datafolha, 15,5 milhões de brasileiros se declaram LGBTQIAPN+, porém, em outro levantamento recente realizado com 1,5 milhão de trabalhadores em 300 empresas revelou que somente 4,5% desta comunidade está empregada no país. Os dados são ainda mais alarmantes quando se referem às pessoas trans que ocupam apenas 0,38% dos postos de trabalho.

Essa comunidade, no entanto, encontra no setor de contact center a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e construir carreira, como a Agatha Franklin, de 23 anos, pessoa trans e colaboradora da AeC, referência em soluções de experiência do cliente e gestão de processos de negócios terceirizados. “Em 2023, comecei a trabalhar na AeC como supervisora de operação e tive a oportunidade de mostrar as minhas habilidades e técnicas, conquistando a promoção à supervisora de treinamento. Minha experiência tem sido muito bacana e acolhedora, inclusive, me identifico bastante com os princípios da empresa sobre não aceitar nada abaixo do nível de excelência e ser feliz com o que fazemos”, comemora. 

A AeC está entre as empresas líderes do setor, inclusive na categoria de práticas de ESG pelo modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, além de ser certificada pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar no país pelo quarto ano consecutivo.

Serviço:

4ª Semana AeC de Diversidade e Inclusão

25 a 27 de junho, às 16h, no canal da AeC no Youtube: @AeCOficial 

Programação completa:

25/06 – Pocket Question – Como criar, fomentar e manter um ambiente inclusivo para pessoas trans” com a consultora Aine Tadine, CKZ Diversidade

26/06 – Palestra !Equidade Racial como Diferencial Competitivo” com a consultora Dani Pio, CKZ Diversidade

27/06 – Palestra “Neurodiversidade no Ambiente de Trabalho” , com Gislaine Xavier, XeeZ Consultoria

28/06 – Episódio eespecial AeCast na UniAeC – https://uniaec.com.br/courses

Sobre a AeC 

A AeC está entre as empresas líderes do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há oito anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°. Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança. Atualmente, a AeC possui 20 unidades distribuídas por 7 estados do país.

Fonte: Divulgação AeC

Artigo anteriorLula descarta desvincular Benefício de Prestação Continuada do reajuste salário mínimo
Próximo artigoSenado aprova extensão do pagamento de bolsas de estudo para estudantes com filhos recém-nascidos
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.