As inaugurações do Polo Turístico Cabo Branco, 1º Distrito Industrial de Turismo brasileiro, começam em menos de um ano.
Investimento total de R$ 1,7 bilhão, criação de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção e outros 11 mil na operação, implantação de 11 mil novos leitos de hospedagem, o que dobra a capacidade de João Pessoa para receber turistas. Os números impressionam e integram o planejamento de implantação do primeiro distrito industrial de turismo do Brasil: o Polo Turístico do Cabo Branco. E o melhor: um dos equipamentos está pronto e outros 2 em fase adiantada de construção, com inauguração prevista para 2025. É um projeto de mais de 40 anos, finalmente, saindo da prancheta.
Detalhes dessa iniciativa foram apresentados nesta quinta-feira, 7, pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, a empresários do setor imobiliário, investidores e representantes de órgãos públicos municipais em encontro na sede do IlhaTec, no bairro da Torre, em João Pessoa. A palestra marcou o lançamento oficial do site Paraíba Business, criado pelos empresários Glauco Morais e Ruy Dantas.
Totalmente regulamentado por normas estaduais e municipais e acompanhado por autoridades ambientais, o Polo Turístico Cabo Branco está sendo implantado em 21 lotes numa área total de 654 hectares em um dos pontos mais nobres da capital. “A ideia surgiu quando eu ainda era criança. Foi gestado por quatro décadas até tivemos o que eu chamo de ousadia para tirá-lo do papel”, relembra Rômulo. Os imóveis foram oferecidos à iniciativa privada por meio do Programa de Incentivo Locacional, assim como para a implantação dos empreendimentos e com a redução de tributos municipais de até 60%.
Hoje, três canteiros de obra movimentam trabalhadores que erguem quatro resorts e um parque aquático. Outros dois empreendimentos hoteleiros estão em fase de projeto e o governo pretende ainda implantar a Vila dos Pescadores, a Escola de Gastronomia, Idiomas e Hotelaria e a Vila Paraíba, que funcionará como ponto de captação de turistas para outros destinos do interior do estado. “Estudamos também o repasse da gestão do Centro de Convenções de João Pessoa, equipamento construído com dinheiro público, e que reúne toda a estrutura necessária para realização de grandes eventos, e a triplicação do orçamento do estado para a promoção do turismo”, revelou Polari.

Inaugurações em 2025
Um dos primeiros empreendimentos do Polo a entrar em operação será o Acquaí Park, com uma área total de 240 mil metros quadrados e uma variedade de atrações aquáticas modernas e integradas à natureza local. A inauguração está prevista para o 2º semestre de 2025. Entre os destaques estão uma piscina de ondas de impressionantes 3.900 m², uma área dedicada a crianças com 6.315 m², e uma praça de aventura com cinco torres de brinquedos radicais.
Rodrigo Vollmer, diretor comercial do Acquaí Park, presente ao evento, ressaltou a importância da iniciativa de implantação do polo e destacou que “as pessoas ainda não têm a exata noção da transformação que a capital paraibana passará com a chegada deste empreendimento.”
Ainda em 2025, devem ser concluídas as obras do Tauá Resort, capitaneadas pelo Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, que tem unidades em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O empreendimento de João Pessoa será o primeiro do grupo em litoral praiano e o maior da rede, com mais de 1000 quartos, e investimento de R$ 500 milhões.
Paraíba Business

O evento de lançamento do site Paraíba Business teve a marca que o portal de notícias carrega: a divulgação de iniciativas e realizações que promovam o desenvolvimento econômico do estado. O autor da proposta, o empresário do setor imobiliário Glauco Morais, relembrou que a ideia nasceu da sua insatisfação com o pouco ou nenhum interesse da imprensa com as iniciativas que, verdadeiramente, promovem o crescimento econômico da Paraíba. “Temos um noticiário concentrado em política e polícia. Queríamos criar um espaço para a comunicação propositiva, pois temos a certeza de que, na medida em que nossas conquistas chegarem ao conhecimento público, serão mais valorizadas e isso nos fortalece”, afirmou.
O CEO do Sin Group, Ruy Dantas, reforçou a carência de informação econômica especializada na Paraíba. “Costumo dizer que não existe ‘opinião pública’ e sim ‘opinião publicada’. Se um feito não teve registro é como se ele não tivesse acontecido. Quando um investidor quer saber notícias da Paraíba, ele vai para as ferramentas de busca, leia-se Google. E é aí que vamos estar, oferecendo informação qualificada e analítica que vai ajudá-lo a acreditar no potencial do nosso estado”, avaliou.