O Dia dos Pais deste ano pode movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). E cerca de 110,9 milhões de pessoas que vivem nas capitais devem presentear seus pais neste período.
A pesquisa indica que 32% dos entrevistados planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 35% pretendem manter o mesmo valor e 19% desejam reduzir os gastos.
Entre os que planejam aumentar os gastos, 56% querem adquirir presentes de maior qualidade, 27% notaram um aumento nos preços e 23% observaram melhorias na renda. Por outro lado, 37% daqueles que pretendem gastar menos estão enfrentando dificuldades financeiras, 28% querem economizar e 14% precisam quitar dívidas.
“A pesquisa mostra uma estabilidade em relação aos gastos comparados com o ano passado. O consumidor está cauteloso e deve fazer muita pesquisa antes de comprar os presentes”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Cuidado com os Gastos
Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, alerta para a necessidade de prudência. “O número de inadimplentes no Brasil tem atingido recordes, o que afeta diretamente o consumo das famílias. Sair da inadimplência é tão desafiador quanto evitar a negativação.”
Borges enfatiza que a prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas. “Não vale a pena se endividar para comprar presentes.”
Valor Médio dos Gastos e Formas de Pagamento
O valor médio a ser gasto por presente é estimado em R$ 230. Entre os consumidores, 75% planejam pagar à vista, com preferências por PIX (38%) e cartão de débito (21%).
Os presentes mais comuns serão itens de vestuário (47%), seguidos por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%). A maioria (78%) realizará pesquisa de preços, utilizando sites e aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).
Lojas Físicas vs. Internet
Embora 69% dos entrevistados prefiram lojas físicas, 40% escolherão a internet para suas compras, com destaque para aplicativos (71%) e sites (59%).
Entre os motivos para optar por sites de varejistas internacionais estão os preços baixos (73%) e a maior variedade de produtos (46%).
Fonte: CNN Brasil