Mesmo com dificuldades financeiras, mais da metade dos brasileiros vão presentear os parceiros.
No Brasil, a data mais romântica do calendário, o Dia dos Namorados, sempre movimenta o comércio e influencia o comportamento financeiro dos casais. Uma pesquisa recente da Serasa ilustra esse fenômeno, mostrando que 51% dos brasileiros compraram presentes para a ocasião, mesmo enfrentando dificuldades financeiras.
Intenção de Compra
Conforme o levantamento, 55% das pessoas têm a intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados, embora 9 em cada 10 ainda não tenham realizado a compra. A maioria deixará para adquirir o presente na última hora. Esse comportamento impulsiona as vendas no último minuto e reflete a falta de planejamento financeiro de muitos consumidores.
Endividamento por Amor
O estudo revela que 32% dos brasileiros já se endividaram por conta de presentes para parceiros, incluindo namorados, maridos, esposas e ficantes. Essa tendência destaca a pressão social e emocional associada à data, que muitas vezes leva as pessoas a gastar além do que podem.
Fonte: Economic News Brasil