Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem deixar compras para a última hora, aponta pesquisa

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Dia dos Namorados / Cultura Inglesa
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A poucos dias do Dia dos Namorados, o comércio brasileiro deve receber uma grande movimentação de consumidores que deixaram para comprar os presentes na última hora. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 10,5 milhões de brasileiros devem sair às compras nos dias que antecedem a data comemorativa.

O levantamento mostra que 45% dos entrevistados pretendem adquirir os presentes na primeira semana de junho – com destaque para o público feminino –, enquanto 25% fizeram as compras em maio. Já 11% vão às lojas apenas na véspera do Dia dos Namorados. No total, estima-se que 93 milhões de pessoas vão às compras este ano, movimentando aproximadamente R$ 22,14 bilhões no comércio.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o comportamento de deixar tudo para a última hora pode pesar no bolso. “Na pressa, o consumidor não consegue comparar preços entre lojas ou avaliar com calma a melhor opção. A variedade de produtos também tende a ser menor, o que dificulta a escolha”, alerta.

Costa ainda destaca os riscos de endividamento. “Muitos acabam parcelando de forma impulsiva ou comprando na primeira loja que encontram. O ideal é definir um valor limite antes de sair de casa e levar apenas o necessário. Isso ajuda a evitar gastos acima do planejado”, aconselha. Apesar dos riscos, ele garante que o comércio está preparado para atender os compradores de última hora.

O estudo revela ainda que 70% dos consumidores pretendem adquirir algum produto ou serviço para comemorar a data. Entre os itens mais procurados estão roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagens (23%), lingeries e peças íntimas (18%), calçados (14%) e tratamentos estéticos (13%).

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Quando o assunto é a escolha do presente, 65% afirmam não interferir na decisão, preferindo ser surpreendidos (41%) ou deixando que o parceiro escolha (24%). Já 35% optam por definir o presente com antecedência, especialmente as mulheres, que preferem garantir algo que desejam (20%).

Metodologia da pesquisa

O levantamento ouviu consumidores maiores de 18 anos, de todas as classes sociais (exceto analfabetos), nas 27 capitais do país, que declararam intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. A coleta de dados foi feita pela internet entre os dias 28 de abril e 7 de maio de 2025.

Foram entrevistadas inicialmente 1.032 pessoas para identificar o percentual com intenção de compra. Destas, 607 continuaram a responder o questionário completo. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais no total e de 3,9 pontos percentuais entre os que confirmaram intenção de compra, com 95% de nível de confiança.

Fonte: Paraíba Total

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