Descubra como aproveitar Paris durante a Olimpíada

Um guia completo de como aproveitar a Cidade Luz durante os 19 dias de competição - seja curtindo o campeonato ou o lazer parisiense

239
Paris, France - 20.02.2024. Hotel de Ville or City Hall in Paris, France. Decorated with banners about olympic games in Paris in 2024
Publicidade

A contagem regressiva para a Olimpíada de Paris começou, e a Cidade Luz se transformará em uma grande arena pela terceira vez na história. Paris já é uma das cidades mais visitadas do mundo — com quase 36 milhões de turistas em 2023 — e durante o maior evento esportivo internacional, que ocorrerá de 26 de julho a 11 de agosto, a expectativa é de que a cidade receba mais 16 milhões de visitantes.

Se você perdeu a primeira rodada de vendas de ingressos no ano passado, não se preocupe — ainda é possível garantir seu lugar para os Jogos de Paris 2024, pois novos ingressos para os eventos estão sendo liberados continuamente. E claro, estar nas arquibancadas é apenas uma parte da diversão.

Vale tirar fotos nos anéis com a Torre Eiffel ao fundo

Onde Assistir aos Jogos

Em uma das novidades dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a cerimônia de abertura, marcada para 26 de julho, não ocorrerá em um estádio, mas sim no coração da cidade. A celebração contará com 160 barcos desfilando ao longo do Sena, desde a Pont d’Austerlitz até a Pont d’Iéna, transformando o rio em um palco principal. Um ingresso garante acesso às docas inferiores, mas os espectadores também poderão assistir ao evento ao longo das margens, onde o show será transmitido em 80 telas gigantes.

Você pode se juntar à celebração em uma das quase 30 zonas de fãs gratuitas espalhadas pela região de Paris. Duas das áreas centrais que exibirão eventos ao vivo são o parque La Villette, no 19º arrondissement, e o Trocadéro, no 16º arrondissement, perto da Torre Eiffel.

Durante os 19 dias dos Jogos, 329 eventos de 41 esportes ocorrerão dentro e ao redor da capital. Locais icônicos como o Grand Palais sediarão competições de esgrima e taekwondo. As competições também acontecerão em áreas próximas, como Seine-Saint-Denis, onde está situada a Vila Olímpica e Paralímpica. Além disso, o torneio de futebol será realizado em seis estádios por todo o país (Bordeaux, Nantes, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha), facilitando a locomoção entre os eventos.

Para uma experiência de alta classe, visite o Cheval Blanc Paris, classificado com cinco estrelas pelo Forbes Travel Guide, próximo à Pont Neuf. Seu terraço panorâmico no sétimo andar oferece vistas impressionantes do Sena e da Torre Eiffel. Para uma refeição requintada, faça uma reserva no Plénitude.

O que Visitar

Se precisar de uma pausa das festividades, Paris oferece uma rica variedade de atrações. A exposição “Tonight with the Impressionists Paris 1874”, no Musée d’Orsay, disponível até 11 de agosto, proporciona uma imersão única em um estúdio de arte do século 19 com o auxílio de um headset de realidade virtual.

Até 2 de setembro, a Bourse de Commerce exibe a Coleção Pinault, com peças dos anos 1980 sob o tema “Le monde comme il va” (O mundo como ele vai).

Dada a movimentação e a pedestrização de algumas áreas da cidade, o melhor modo de se locomover é a pé ou utilizando transporte público, sendo o metrô a opção mais confiável. Enquanto as áreas centrais de Paris (Louvre, Le Marais, Saint-Germain-des-Prés e Quartier Latin) estarão bastante movimentadas, você pode explorar bairros cênicos, porém menos congestionados.

No Canal Saint-Martin, por exemplo, é possível passear ao longo da água e apreciar a arte de rua. Outra opção é o bairro de Pigalle, no 9º arrondissement, ao pé da Basílica do Sacré-Cœur em Montmartre. Para um tour personalizado da história e dos museus do bairro, considere uma experiência guiada com especialistas como Alexandra Weinress, do The Seen, que pode adaptar o passeio de acordo com suas preferências.

Você precisa de um plano de jogo para todos os excelentes restaurantes de Paris

Onde Comer e Beber

Aproveite a oportunidade para jantar no centro de Paris, perto de Les Halles, na icônica brasserie Au Pied de Cochon, que permanece aberta até às 5 da manhã. Outras boas opções incluem os descontraídos restaurantes Bouillon em Pigalle ou République, que servem refeições o dia todo, ou os badalados estabelecimentos de Frenchie na Rue du Nil, em Sentier, perto de Les Halles.

O 2º arrondissement, especialmente na área de Sentier, próximo ao Hôtel de Ville, está passando por um renascimento gastronômico. Novos estabelecimentos como o Tekés, com inspiração na culinária israelense, e o Shana, um bar de vinhos mediterrâneo ideal para refeições em grupo, são grandes destaques.

Para drinks antes do jantar, o Le Fumoir, localizado em frente ao Louvre, é um local popular para observar as pessoas em seu terraço. No Le Marais, o Le Mary Celeste é conhecido por seus pratos pequenos e criativos, coquetéis artesanais e uma excelente seleção de vinhos por taça.

Em Pigalle, você encontrará a única filial do Soho House no país, além de rooftops panorâmicos como o Bar sur le Toit do Hôtel Rochechouart, que oferece uma das melhores vistas da Torre Eiffel, praticamente só para você.

Fonte: Forbes Brasil

Artigo anteriorOs 21 passaportes mais poderosos do mundo em 2024
Próximo artigoG20 no Brasil: Vice-ministros de Finanças negociam declaração conjunta de cooperação internacional
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.