
Receber uma caixa repleta de surpresas todos os meses já faz parte da experiência de consumo de muitos brasileiros. Isso porque os clubes de assinatura vêm ganhando mais adeptos, já que, além da conveniência e da sensação de ser um cliente exclusivo, o custo-benefício compensa: esses produtos e serviços costumam ser mais baratos. De outro lado, o modelo de negócio vem sendo cada vez mais adotado por empresas, que veem na modalidade uma forma de turbinar receitas ao tornarem seus compradores fiéis.
Faltam dados precisos no Brasil, mas, segundo um relatório elaborado pela PYMNTS Intelligence, oito em cada dez consumidores dos EUA usaram o modelo de assinatura no ano passado. Karine Karam, professora de Pesquisa e Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), acredita que o crescimento da modalidade é impulsionado pelos benefícios que oferece para quem vende e quem compra:
— O sonho de consumo de qualquer empreendedor é ter um modelo de assinatura, porque, de alguma maneira, isso garante um colchão de vendas. Não há imprevisibilidade ou flutuações. Já o cliente sabe que um determinado produto não vai faltar em sua casa, além de conhecer novas marcas e de ter alguma vantagem monetária ou benefício por fazer parte do clube.
O WorldSteak, por exemplo, foi fundado há cinco anos como um clube de assinatura de carnes nobres. Após a experiência positiva, a oferta se expandiu, incluindo hambúrgueres gourmet. Hoje, a taxa de renovação é de 95%, afirma a empresa.
— Nós vendemos experiências gastronômicas. O cliente recebe um box congelado com uma carta interativa e um tutorial de como montar (no caso dos hambúrgueres). Os produtos vão desde aqueles conhecidos do grande público até os que não são — diz Tito Naville, responsável pelas parcerias do WorldSteak.
Outra opção de clube de assinatura é a LingeBox, que todos os meses envia um conjunto de lingerie aos clientes. Fundada no fim de 2020, a empresa já entregou mais de sete mil caixas. Ao se inscrever no clube, o consumidor preenche um questionário informando de tamanho a preferências de cores e modelos.
— A curadoria leva em consideração o que está em alta nas passarelas. As assinantes recebem a caixa com a narrativa daquele mês, mas sempre com uma variação — diz Karol Coutinho, fundadora da LingeBox.
Marketplace reúne diversos clubes
Com o modelo em expansão, a cada dia surgem novos clubes. De acordo com o Relatório Assinaturas 2024, elaborado pela Vindi e pela Opinion Box, os kits de vinhos são os mais populares do segmento, seguidos pelos conjuntos de produtos para pets e livros.
Para reunir essa variedade de serviços, surgiu o Hub Home Box, um marketplace que agrega diferentes tipos de assinaturas. A plataforma foi criada em 2020, durante pandemia de Covid-19.
— A pandemia ajudou porque aumentou a relação dos consumidores com plataformas on-line e aumentou o conhecimento técnico do perfil de compra desses clientes. Isso facilitou bastante a partir do momento em que se tem uma entrega eficiente — diz Marco Quintarelli, consultor e mentor de varejo da Azo Negócios.
Atualmente, o Hub Home Box tem cerca de 50 clubes divididos em 12 categorias, que vão de beleza, casa e decoração até pet, saúde e bem-estar. Além disso, o site conta com 14 mil usuários mensais e 70 mil visualizações de página por mês.
— Estou muito feliz com os resultados. A ideia é trazer cada vez mais opções. Temos a meta de alcançar 150 clubes nos próximos dois anos e bater cinco mil assinantes — diz Luciana Pimenta, CEO e fundadora do Hub Home Box.
Tendência de crescimento
Em relação a assinaturas em geral, os clubes têm uma das maiores adesões entre os serviços recorrentes. De acordo com o Relatório Assinaturas 2024, 31% dos consumidores que gastam entre R$ 101 e R$ 200 por mês com assinaturas estão inscritos em clubes.
— Esse aumento pode ser impulsionado pela popularidade e pela diversificação dos tipos de clubes de assinatura disponíveis no mercado, oferecendo produtos e serviços que atendem a interesses específicos, como vinhos, livros e outros — diz Julia Villela, head de Insights e Relacionamento da Opinion Box.
A pesquisa indica ainda que 61% devem manter seus gastos com assinaturas no próximo ano. Já 23% dos consumidores devem gastar ainda mais. Da mesma forma, a variedade de serviços e produtos oferecidos por esse modelo de negócio também deve continuar em expansão.
— A tendência é que a variedade de serviços e produtos oferecidos por clubes de assinatura continue a se expandir além dos tradicionais streamings. Estes abriram portas para o modelo de assinaturas, mas a variedade de produtos e mercados que podem ser beneficiados por essa tendência é enorme. E o brasileiro já aderiu a ela — avalia Julia Villela.
Conheça alguns clubes
World Steak – É um clube de assinatura de hambúrgueres gourmet, no qual cada edição acompanha um kit para quatro pessoas com pães artesanais, hambúrgueres, queijo, um mimo exclusivo e uma carta com informações sobre cortes, dicas de harmonizações, descontos em sites parceiros. Custa a partir de R$ 99 por mês. Como assinar: bit.ly/3Ag5u4p.
LingeBox – O clube envia todos os meses peças de lingerie premium, segundo as preferências e as medidas ds assinante. Custa a partir de R$ 139 por mês. Como assinar: bit.ly/4fCnnL4.
CacauClube.com – É um clube de cacau, no qual todos os meses o cliente recebe uma seleção de quatro barras de chocolate produzidas por pequenos e médios chocolate makers. Custa a partir de R$ 109,90 por mês. Como assinar: bit.ly/4dhl7r4.
CegonhaBox – É um clube para gestantes e bebês, no qual a assinante recebe todos os meses uma caixa com produtos do mundo materno-infantil escolhidos de acordo com o perfil da mãe e do bebê, preenchidos na hora do cadastro. Custa a partir de R$ 129,90 por mês. Como assinar: bit.ly/3WV84FU.
Clube Flordylavanda – É um clube de beleza, no qual os produtos são enviados de acordo com o perfil de beleza de cada assinante. O cliente diz como é, o que gosta e o que espera receber, e o clube envia os produtos que mais combinam. Custa a partir de R$ 59,90 por mês. Como assinar: bit.ly/4fCnR3Q.
Box Bichos – É um clube para pets, no qual brinquedos, petiscos e acessórios são escolhidos por uma veterinária, de acordo com as características de cada animal. A Box Bichos — de cães e gatos — conta todos os meses com cinco produtos (dois brinquedos, dois petiscos naturais e um acessório). Custa a partir de R$ 84,90 por mês. Como assinar: bit.ly/4dA6y1n.
Table Club – É um clube de decoração, com foco em oferecer aos assinantes itens para arrumar a mesa em datas comemorativas e ocasiões especiais. Custa a partir de R$ 148 por mês. Como assinar: bit.ly/46IjkJ8.
Praia na Caixa – É um clube de moda praia para mulheres, no qual é enviada uma peça tendência do segmento beachwear por mês, priorizando sempre as preferências de cada assinante, que são solicitadas no formulário preenchido no ato da assinatura. Custa a partir de R$ 109,90 por mês. Como assinar: bit.ly/3Ag9wKd.
Eri Candle Store – É um clube de velas aromáticas, que envia todos os meses, além de velas ecológicas, outras surpresas. Todos os itens são naturais ou veganos. As velas são feitas com cera de coco e queimam de forma mais limpa do que outros tipos de matéria-prima. Custa a partir de R$ 60 por mês. Como assinar: bit.ly/3yzuUtq.