Criminosos aplicam golpe usando o Desenrola Brasil, que acabou para pessoas físicas há 15 dias

Eles simulam programa em e-mails, usando premissas falsas e explorando a boa fé das pessoas

12

Mesmo após o encerramento do Desenrola Brasil, criminosos estão explorando a marca para aplicar golpes. Eles simulam o programa em e-mails, usando premissas falsas e explorando a boa fé das pessoas. O programa original, contudo, era acessado por meio do site oficial e inscrição na plataforma Gov.Br. A partir de fevereiro deste ano, também passou a ser acessado pelo site da Serasa Limpa Nome.

LEIA MAIS: Riqueza atinge pico histórico: Saiba quem são os mais ricos do mundo e por que suas fortunas não param de crescer

Uma dica importante para evitar cair em golpes é avaliar com cuidado mensagens ou e-mails suspeitos. Quando se trata de informações do Governo Federal, consulte diretamente o Portal Gov.BR. Lá, é possível encontrar um espaço de pesquisa para buscar informações oficiais sobre órgãos e ministérios.

O Programa Desenrola Brasil, que encerrou em maio, teve um impacto significativo na redução da inadimplência entre a população mais vulnerável do país. Durante sua vigência, a inadimplência caiu em 8,7% entre pessoas de baixa renda (Faixa 1). De maio de 2023 a março de 2024, o número de pessoas inadimplentes com renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único diminuiu de 25,2 milhões para 23,1 milhões.

Pequenos negócios

Outro braço do programa, o Desenrola Pequenos Negócios é está a todo vapor e oferece a oportunidade para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte renegociarem suas dívidas com instituições financeiras.

Empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas inadimplentes há mais de 90 dias podem se beneficiar, independentemente do valor da dívida ou tempo de atraso. O programa oferece condições especiais de renegociação, com condições favoráveis à oferta de melhores descontos, prazos e juros.

Artigo anteriorJoão Pessoa tem segunda maior valorização imobiliária entre as capitais e Brascon aposta em inovação para liderar o mercado
Próximo artigoCorretores brasileiros participam de imersão no mercado imobiliário estadunidense