Na semana em que se comemora o Dia do Corretor de Imóveis, uma pesquisa divulgada pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) apresenta um panorama detalhado sobre o perfil dos profissionais da categoria, que celebra 62 anos de existência. Segundo o levantamento realizado pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), a maioria dos corretores tem entre 35 e 49 anos de idade. Além disso, 62% dos profissionais possuem graduação em áreas como Administração e Direito.
O estudo também aponta que 90% dos corretores de imóveis no Brasil possuem rendimentos superiores a R$ 3.422, com 19% desse grupo sendo considerados executivos imobiliários, ou seja, pertencentes ao grupo dos 5% mais ricos do país, com rendas mensais acima de R$ 10 mil.
Outro levantamento realizado pelo sistema Cofeci-Creci, em parceria com o Congresso Internacional do Mercado Imobiliário da América Latina (CIMI 360) e o Real Estate Intelligence (REI), revela que o grau de satisfação dos corretores com a profissão aumentou de 73% para 83% nos últimos 14 anos. Entre os corretores entrevistados, 33% apontam a oportunidade de altos ganhos financeiros como o principal atrativo da profissão, enquanto 11% ingressaram na área por iniciativa familiar.
Heitor Kuser, CEO do CIMI 360, destaca a importância da adaptabilidade do corretor de imóveis. “Não se trata apenas de vender imóveis, mas de transformar a vida das pessoas. As necessidades dos clientes evoluem e novas tendências surgem, exigindo que o corretor se adapte e ofereça soluções personalizadas”, comenta Kuser.
O CIMI 360, evento que reunirá líderes do setor imobiliário, ocorrerá entre 15 e 17 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com mais de 96 oficinas temáticas, o evento será dirigido pela Urban Systems, consultoria especializada em inteligência de mercado.
Áreas de atuação dos corretores de imóveis
O corretor de imóveis desempenha um papel crucial em todas as etapas da intermediação imobiliária, podendo atuar de forma autônoma ou em empresas do setor, como imobiliárias, administradoras de imóveis, construtoras, incorporadoras, ou até mesmo gerenciando seu próprio negócio. O mercado imobiliário oferece diversas áreas de atuação, incluindo compra e venda de imóveis, lançamentos, avaliação imobiliária, leilões, administração e locação de propriedades, entre outras.