Coreia do Norte reabre fronteira para turistas estrangeiros em Rason

Rason foi estabelecida como Zona Econômica Especial em 1991 e opera sob um regime de visto diferenciado do restante do país

49
A Coreia do Norte volta a receber turistas estrangeiros com pacotes para Rason, incluindo a festa de Kim Jong Il em fevereiro. Foto: Flickr / Reprodução
Publicidade

A Coreia do Norte anunciou a reabertura das fronteiras para turistas estrangeiros na cidade de Rason, localizada na zona econômica especial do país, próxima à fronteira com a China. A agência de viagens chinesa Koryo Tours confirmou a retomada do turismo e iniciou a venda de pacotes para visitas entre fevereiro e abril de 2025. A atividade turística estava suspensa desde 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Os pacotes incluem visitas a fábricas e escolas da região, além da participação nas comemorações do aniversário de Kim Jong Il, ex-líder norte-coreano, em 16 de fevereiro. O evento, conhecido como “Dia da Estrela Brilhante”, costuma contar com desfiles e celebrações públicas.

A retomada das viagens ainda depende de validação das autoridades chinesas, pois os turistas devem ser transportados da China até a fronteira norte-coreana. Apenas cidadãos de países com relações neutras com Pyongyang poderão participar das excursões, e os viajantes precisarão de vistos tanto da China quanto da Coreia do Norte.

Antes da pandemia, a maioria dos turistas na Coreia do Norte era de origem chinesa. A reabertura ocorre em meio a um cenário de tensões diplomáticas entre Pequim e Pyongyang, após o fortalecimento das relações entre a Coreia do Norte e a Rússia.

Rason foi estabelecida como Zona Econômica Especial em 1991 e opera sob um regime de visto diferenciado do restante do país. A cidade possui um mercado legal, o que a torna um destino turístico com particularidades dentro da Coreia do Norte.

Redação com informações do Brasilturis

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorIII Festival Cultural da China acontece em João Pessoa entre 14 e 16 de fevereiro
Próximo artigoParaíba sediará primeiro fórum sobre mineração e transição energética
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.