Cooperativas de crédito expandem rede na Paraíba enquanto bancos fecham agências

A Paraíba se tornou o estado que possui a terceira maior rede de cooperativas de crédito do Nordeste, com 62 agências

26
Créditos: Freepik

Os grandes bancos continuam fechando agências bancárias e diminuindo sua rede de atendimento ao público. Na Paraíba, já são mais 15 unidades fechadas em apenas dois anos, uma queda de 3,44%, somando as agências e postos de atendimento. O estado registrou, só com os postos de atendimento bancários, a terceira maior queda do Nordeste: uma redução de 5,75% no biênio 2022-2024.

Na direção contrária, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – anuncia uma ampliação de suas agências e unidades de atendimento, chegando a 105 postos presenciais no estado, um aumento de 20,69% no mesmo período. Com a expansão, a Paraíba se tornou o estado que possui a terceira maior rede de cooperativas de crédito da região, com 62 agências.

Para o analista de Planejamento Estratégico da Central Sicredi Nordeste, Jonas Marinho, o crescimento do cooperativismo de crédito na região tem sido impulsionado pela expansão da base de associados e a inclusão financeira de áreas remotas nos estados. São quase 255 mil novos associados no Nordeste em dois anos, levando o Sicredi a atingir R$ 11 bilhões em ativos totais, um aumento de 11,63% no mesmo período. 

“O Sicredi registrou um crescimento de 16% no número de associados na região Nordeste. As cooperativas de crédito têm desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão financeira, atendendo às necessidades de pessoas físicas e jurídicas, especialmente, em áreas em que as agências bancárias tradicionais não alcançam”, aponta Marinho.

Impacto na Economia Local 

O crescimento das cooperativas de crédito impacta na economia local uma vez que elas reinvestem os recursos na comunidade com participação democrática dos associados, destinando parte dos lucros a fundos comunitários e programas de educação financeira. “As cooperativas de crédito contribuem diretamente para o crescimento dos associados e das comunidades. O resultado obtido é distribuído entre os associados, e parte desse valor é destinada a fundos e programas que beneficiam a comunidade”, explica o analista do Sicredi. 

Para os próximos anos, a instituição financeira cooperativa tem objetivos claros para continuar seu crescimento no Nordeste. “Nosso objetivo é desenvolver pessoas, estratégias e negócios sustentáveis, aprimorar a gestão de relacionamento com diferentes públicos, potencializar a atuação no segmento de empresas e fortalecer a competitividade no crédito agro”, afirma Marinho. 

Fonte: Pauta Comunicação

Artigo anteriorEquatorial, única a fazer oferta pela Sabesp, fecha venda de linha de transmissão no Pará por R$ 1,19 bilhão
Próximo artigoConselheira do CFM defende pausa na abertura de novos cursos de Medicina no Brasil
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.