Conselhão propõe criação de tabela Fipe para mercado imobiliário ao presidente Lula

Implementação de uma tabela Fipe própria para o mercado imobiliário possibilitaria utilizar essas informações para orientar o setor

32
Mercado Imobiliário (Foto: Reprodução / Imagens Públicas)

O grupo de trabalho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Consed) apresentou uma proposta ao presidente Lula durante a última reunião realizada na quinta-feira (27). A iniciativa visa criar uma tabela semelhante à Fipe para o mercado imobiliário brasileiro, buscando aumentar a transparência nas transações do setor.

LEIA MAIS: Governo estuda tributar rendimentos de fundos de investimento imobiliário

A proposta tem como objetivo centralizar e divulgar de maneira sistemática informações sobre transações imobiliárias no país, algo que atualmente não é realizado de forma unificada. Nos Estados Unidos, onde esse tipo de dados é regularmente tabulado, a média para a conclusão da venda de um imóvel é de 75 dias, enquanto no Brasil esse período se estende a 480 dias, segundo dados do setor.

A implementação de uma tabela Fipe própria para o mercado imobiliário possibilitaria utilizar essas informações para orientar o setor, similar ao que ocorre no mercado automobilístico.

Redação com informações da Ademi News

Artigo anteriorPagamento do Bolsa Família de julho vai começar no dia 18
Próximo artigoLula diz que subida do dólar ‘preocupa’ e que há ‘jogo especulativo contra o real’
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.