O último dia 10 de outubro marcou o mercado imobiliário paraibano com a realização do primeiro Congresso SIMM João Pessoa, a versão regional do evento que ocorre todos os anos em Campinas e que discute com importantes players do mercado nacional, as perspectivas, tendências e cases de sucesso na incorporação imobiliária, arquitetura, vendas, marketing, entre outras áreas fundamentais para a efetivação do atual progresso econômico verificado no Brasil.
Regionalizar um evento com essa dimensão representou um desafio necessário para a qualificação de um destino de mercado com características desenvolvimentistas e com perspectivas de avanços pelos próximos vinte anos, ao se considerar os números trazidos pelo estatístico e futurologista do morar, Marcus Araújo, também fundador da Datastore e um dos principais palestrantes do Simm João Pessoa.
Com a promoção e organização do Sin Group, Plano83 Consultoria Imobiliária e Datastore, se tornou gratificante verificar a adesão de parceiros importantes como as Construtoras Tropical, Setai/Grupo GP e Bauten, assim como o SEBRAE e a Cagepa, cada qual demonstrando a relação das suas organizações para com o mercado imobiliário. A oportunidade reuniu mais de duzentos e cinquenta pessoas com o fim de assistir e debater experiências em torno de temas cruciais, como o futuro dos apartamentos compactos, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários desde a aquisição do terreno até o lançamento ao mercado, questões polêmicas do direito imobiliário e urbanístico, o poder do atendimento excepcional, a visão de uma nova geração de profissionais, entre outros não menos importantes.
Tenho dito que o momento atual exige cada vez mais dedicação e atenção, devendo o olhar dos que fazem o mercado, permanecer em consonância com as mais validadas experiências dos outros mercados. Daí a escolha da empresária e Corretora de Imóveis Sophia Martins, umas das maiores referências do Brasil, para revelar aos presentes os detalhes da sua trajetória de sucesso. O Congresso Simm João Pessoa foi a oportunidade de reunir nomes locais e regionais como os dos Arquitetos Paulo Macedo, Ricardo Nogueira, Bruna Lago e Luca Macedo, dos Advogados imobiliaristas Rinaldo Mouzalas, Vladimir Miná, Daniel Braga e Eduardo Madruga, dos Corretores Pedro Morais, Bruna Brandão e Gustavo Galindo, do Publicitário Ruy Dantas, Incorporadores como Christina Santiago, André Guedes Pereira, Esaú Magalhães, Márcio Vasconcelos e Valney Vitoriano, entre tantos outros profissionais de ponta, gerando uma enorme densidade de conhecimento ao alcance do público presente.
A verdade é que não há outro caminho a seguir que não seja o da aquisição continuada de conhecimento, técnica e informação. Essa foi a tônica do Congresso Simm, numa convicção premente de que o compartilhamento de ideias e ideais, assim como o estímulo ao desenvolvimento performado, são a receita para enfrentar um mercado profissional extremamente concorrido, deveras vezes desleal e tomado por inabilidades prejudiciais à própria imagem e conceito profissionais. Ademais, é fato que João Pessoa, assim como acontece com mercados em franca expansão, está sendo invadida por profissionais e empresas de outros Estados em busca da ocupação de espaço nesse mercado. Não deixa de ser a entrada de novas visões de atuação, e que, direta ou indiretamente, impactarão na rotina comumente verificada. O Congresso Simm vem para gerar reflexões do tipo e mostrar direcionamentos e posições que poderão eventualmente serem adotadas com o propósito de nivelar numa elevada régua o mercado local. Até o próximo Congresso Simm.