O Índice de Confiança da Indústria (ICI) permaneceu estável em 101,7 pontos em agosto, após quatro meses consecutivos de alta, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice, em médias móveis trimestrais, registrou um aumento de 1,2 ponto, alcançando 100,6 pontos, marcando a quarta alta seguida.
Dos 19 segmentos industriais analisados na Sondagem da FGV, 11 apresentaram crescimento na confiança em agosto. A FGV destacou que o resultado reflete uma estabilidade nas percepções tanto sobre a situação atual quanto nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 0,1 ponto, fechando em 103,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) teve uma leve alta de 0,1 ponto, atingindo 99,8 pontos, o maior nível desde novembro de 2021.
O economista Stéfano Pacini, da FGV/Ibre, observou que o resultado de agosto representa uma estabilização após um período de melhora contínua na demanda e redução dos estoques. Segundo ele, apesar da pausa no ciclo de alta, o setor industrial mantém uma visão otimista sobre o ambiente de negócios para o final do ano.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) também se manteve estável, com uma ligeira variação negativa de 0,1 ponto percentual, fechando o mês em 83,3%.
Redação com informações do InfoMoney