Depois de viver na Espanha por três anos, Andrew Benin, americano, ficou impressionado com a frequência com que o azeite de oliva era usado. Segundo ele, “era como se fosse uma cola para todas as coisas na cozinha”.
Ao retornar aos EUA, ele descobriu que 75% do azeite extra virgem vendido no país continha misturas fraudulentas, contendo óleos mais baratos e menos saudáveis.
No início de 2022, Andrew Benin e Allen Dushi lançaram a Graza, um azeite extra virgem feito exclusivamente com azeitonas da Espanha.
A empresa criou dois produtos: um destinado a ser usado como tempero em saladas e outro ideal para o uso culinário. Os produtos seriam vendidos por entre US$ 16 e US$ 21 por unidade, apresentando um design simples e divertido, o que se tornou um grande diferencial da marca hoje.
O poder dos influenciadores
A três semanas do lançamento oficial, a Graza enviou mais de 100 pacotes para criadores de conteúdo, simplesmente os enviando sem pagar nenhum influenciador, na esperança de que algum postasse organicamente.
A qualidade do produto se destacou. A maioria dos receptores, desde nano-influenciadores (com menos de 10 mil seguidores) até macro-influenciadores (com pelo menos 200 mil), gostou muito. Isso resultou em ampla compartilhamento e aumento significativo no engajamento dos seguidores.

Criado o burburinho, veio a hora da verdade. Este foi o resultado nos primeiros 7 dias:
- US$ 100.000 de faturamento e estoque esgotado.
- Uma conversão de 7,91% no site através do link em seu perfil oficial no Instagram.
- Aumento de 181% no número de seguidores entre todas as redes sociais e de 429% no engajamento em suas postagens
Em março de 2022, apenas três meses após seu lançamento no mercado, a Graza já havia gerado uma receita que ultrapassava os US$ 500.000. Ao final do ano, o faturamento alcançou mais de US$ 4,3 milhões.Em julho de 2023, seus produtos já estavam presentes em pelo menos 3.000 pontos de varejo no país. Para 2024, esse número pode chegar a 18.500.
De acordo com o fundador, o sucesso inicial da Graza é atribuído em grande parte às excelentes avaliações de veículos especializados, especialmente de influenciadores que continuam utilizando o produto.
A expectativa é alcançar quase US$ 50 milhões em faturamento este ano. O caminho para alcançar esse objetivo parece incluir o lançamento de novos produtos, como batatas no estilo Lay’s e um refil para seus azeites, embalados em latas de cerveja.
Fonte: The Bizzness