Com geração de 4.389 empregos com carteira assinada em julho, Paraíba gera maior saldo do ano

40
Carteira de trabalho digital e física (Foto: Adobe Stock)
Publicidade

Com um saldo de 4.389 empregos gerados com carteira assinada, a Paraíba obteve, em julho, o maior saldo do mês no ano, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram criados 21.637 empregos e ocorreram 17.248 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 4.389 postos. Esse saldo representa um aumento de 26,22% em relação a julho do ano passado, quando o saldo foi de 3.477.

Desempenho Setorial

Em julho, todos os cinco setores apresentaram saldo positivo, destacando-se dois setores no Estado: serviços (1.866) e indústria (1.279). Os setores de construção (662), comércio (296) e agropecuária (286) também contribuíram para o saldo positivo do mês.

Paraíba Se Destaca

Com o crescimento das contratações em julho, a Paraíba registrou um aumento relativo de 0,89% no estoque total de empregos, sendo o segundo maior crescimento entre as 26 unidades da Federação e o Distrito Federal. A região Nordeste teve um crescimento relativo de 0,51%, enquanto o Brasil registrou uma alta de 0,40%. Os estados do Rio Grande do Norte (1,12%), Paraíba (0,89%) e Alagoas (0,88%) foram os líderes no crescimento relativo do estoque. Atualmente, a Paraíba possui quase 500 mil empregos ativos com carteira assinada (498.356) distribuídos nos setores de serviços, indústria, construção, comércio e agropecuária.

Saldo Acumulado em Sete Meses

De janeiro a julho deste ano, a Paraíba acumulou um saldo de 11.051 empregos com carteira assinada. Foram criados 131.482 empregos e ocorreram 120.431 desligamentos durante o período. No ano passado, no mesmo intervalo, o saldo havia sido ligeiramente positivo, com pouco mais de 200 postos.

PB Converge Indicadores Fiscais e Econômicos

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, “a geração de emprego com carteira assinada no mês de julho (4.389 postos) e no acumulado do ano (11.051) reforça que a política econômica, financeira e fiscal do nosso Governo está no caminho certo. Os indicadores fiscais do Estado, que recebem nota ‘A’ da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Agência de Risco Mundial S&P Global Ratings, além de figurarem no TOP 10 da Solidez Fiscal pelo Centro de Liderança Pública (CLP), estão alinhados com os indicadores econômicos. A geração de emprego é uma prova dessa afinidade, assim como os bons índices do comércio e de serviços do Estado, divulgados pelo IBGE. O objetivo da gestão do governador João Azevêdo é continuar investindo em obras estruturantes e em políticas públicas, mantendo as contas equilibradas para melhorar a qualidade de vida do povo paraibano, com mais geração de emprego e renda”, afirmou.

Cenário Regional

No cenário regional, a região Nordeste apresentou o segundo maior saldo positivo em julho (39.341 postos), ficando atrás apenas da Região Sudeste (82.549 postos), que liderou entre as cinco regiões. As demais regiões seguiram com: Sul (33.025), Centro-Oeste (15.347) e Norte (13.500). No total, o Brasil registrou a abertura de 188.021 vagas formais de trabalho em julho.

Publicidade
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.