Com alta da gasolina, veja se vale a pena abastecer o carro com etanol

Ferramenta mostra o que é mais econômico, de acordo com o preço nas bombas e com o desempenho do seu veículo. Guia explica como saber o consumo médio do seu carro

9

Com o reajuste no preço da gasolina das refinarias a partir desta terça-feira, alguns postos já estão elevando o preço na bomba. Muitos se perguntam, então, se vale a pena abastecer com etanol.

Como regra geral, os especialistas recomendam fazer a seguinte conta, bem simples: multiplicar o valor da gasolina por 0,7 – ou 70%. Vai ser mais vantajoso .

Confira abaixo na calculadora do GLOBO.

No entanto, cada carro tem um desempenho e, da mesma forma, um valor específico para avaliar qual alternativa é mais vantajosa. Para isso é preciso saber o gasto médio da gasolina e do etanol em cada veículo.

Nos veículos mais modernos essa relação aparece, geralmente, no painel como uma função de autonomia.

Para ajudar o leitor a decidir com mais precisão se o combustível mais vantajoso é etanol ou gasolina, o GLOBO preparou uma calculadora que mostra, de acordo com o perfil de consumo do seu carro e o preço dos no posto, o que é mais vantajoso.

Para saber essas informações direitinho, basta fazer o seguinte passo a passo:

  • Encha o tanque;
  • Anote a quilometragem antes do sair do posto;
  • Na próxima vez que for abastecer, é preciso completar o tanque. Anote a nova quilometragem e o volume de combustível abastecido;
  • Subtraia a quilometragem final pela inicial e divida pelo volume de combustível abastecido.

O resultado dessa divisão será o desempenho médio de seu veículo por combustível, ou seja, qual é a quilometragem que ele trafega com etanol ou com gasolina. Insira esses valores na calculadora do GLOBO abaixo para saber qual combustível é mais vantajoso para seu veículo.

Artigo anteriorEmpresa paraibana Mioche investe R$ 20 milhões em expansão
Próximo artigoUnião terá que avaliar e poderá recusar ativo de estados, prevê projeto sobre dívidas