Pesquisa da Associação de Agências de Intercâmbio aponta que quase 40% dos estudantes querem ‘conhecer outros países e culturas’.
Fazer um intercâmbio é uma experiência transformadora, que vai muito além do aprendizado de um novo idioma. Viver em outro país significa mergulhar em uma nova cultura, adquirir hábitos diferentes e se adaptar a costumes que podem ser muito distintos dos que estamos acostumados. Esse processo de adaptação é essencial para que a experiência seja positiva e enriquecedora, permitindo ao intercambista desenvolver novas perspectivas e habilidades para a vida.
Segundo dados da Pesquisa Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), o principal objetivo dos estudantes ao fazerem intercâmbio é ‘realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes’, com 39,6%. “O intercâmbio vai muito além do aprendizado de um idioma; é uma experiência que transforma vidas, proporcionando crescimento pessoal, profissional e cultural. Conhecer novas culturas amplia horizontes e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado”, explica Alexandre Argenta, Presidente da Belta.
Essa imersão a outros países não apenas expande horizontes, mas também fortalece habilidades como resiliência, empatia e flexibilidade. Ao lidar com desafios do dia a dia em um ambiente novo, o intercambista aprende a se adaptar rapidamente, desenvolver autonomia e enxergar o mundo sob diferentes perspectivas.
A vivência de novas culturas proporciona um crescimento pessoal significativo, impactando não apenas a experiência durante o intercâmbio, mas também futuras oportunidades acadêmicas e profissionais. Pensando nisso, Alexandre Argenta lista 5 dicas para se acostumar em uma nova cultura:
- Pesquise sobre o destino: Entenda os costumes, as regras sociais e o estilo de vida local antes de embarcar
- Escolha uma agência de confiança: Ter suporte especializado com agente de intercâmbio facilita a adaptação e pode ajudar a evitar imprevistos.
- Mantenha a mente aberta: Experimente a gastronomia, os costumes e as tradições locais sem preconceitos.
- Interaja com os nativos: Fazer amizades com moradores locais pode acelerar o aprendizado da língua e da cultura.
- Dê tempo ao tempo: A adaptação pode levar algumas semanas ou meses, então tenha paciência consigo mesmo e aproveite o processo.
Fonte: Assessoria Belta
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp