
As obras do Ramal do Apodi, extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), seguem em ritmo acelerado, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão provenientes do Novo PAC. Atualmente, 72% da obra já foi concluída, e a previsão é de que a estrutura entre em operação em 2026. O primeiro trecho de canal foi entregue em novembro de 2024.
O Ramal do Apodi tem como objetivo garantir segurança hídrica para o oeste do Rio Grande do Norte, além de beneficiar também a população do Ceará e da Paraíba. Ao todo, 54 cidades serão atendidas, impactando cerca de 750 mil pessoas.
Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), destacou a relevância da obra. “Estamos comprometidos, por determinação do ministro Waldez Góes, a entregar essa importante obra de segurança hídrica para o estado do Rio Grande do Norte, que será extremamente beneficiado”, afirmou.
O Ramal do Apodi é considerado a maior obra da carteira de execução direta da SNSH, com mais de 1.400 funcionários e 800 equipamentos mobilizados. A obra se estende por 115,5 quilômetros, iniciando na Barragem de Caiçara, na Paraíba, e terminando no reservatório da Barragem Angicos, no município de José da Penha, no Rio Grande do Norte.
A água do São Francisco atravessará a divisa dos estados por meio do túnel Major Sales, que possui cerca de 6 quilômetros de extensão e está 77% concluído, faltando 1,4 quilômetros para a finalização. A infraestrutura ainda inclui cinco aquedutos, 16 canais e outras estruturas hídricas.
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