‘Carro voador’ da Embraer deve suportar a impacto com ave de 1 kg e estar livre de vibração, estabelece Anac

Agência publicou documento com regras para operação de veículo aéreo, que já conta com financiamento e encomendas

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Protótipo em tamanho real da aeronave elétrica do tipo eVTOL da Eve, empresa da Embraer, foi apresentado na Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na Inglaterra — Foto: Eve/Embraer/Divulgação

Com financiamento garantido e mais de 3 mil encomendas, o “carro voador” da Eve, empresa vinculada à Embraer, está mais perto de começar a operar. Nesta sexta-feira, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma portaria que estabelece critérios para a construção e operação do veículo, que deve ser fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo.

O documento da Anac apresenta critérios que a aeronave precisa cumprir relacionados, por exemplo, à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria. Segundo a Agência, essa regulamentação é necessária para garantir a segurança do voo.

Dentre os critérios apresentados, está o de que “a aeronave deve estar livre de oscilações perigosas e instabilidades aeromecânicas para todas as configurações e condições de operação no solo e em voo”. Também deve “estar livre de vibração, reversão de controle e divergência” e “fornecer proteção a todos os ocupantes, levando em consideração as prováveis condições de voo, solo e pouso de emergência”.

Outra preocupação é com relação a colisões com aves. Por isso, o documento estabelece que a aeronave deve ser capaz de voar e pousar continuamente com segurança após o impacto com um pássaro de 1 kg. também deve ter meios de saída que possam ser facilmente localizados e abertos de dentro e de fora. “Os meios de abertura devem ser simples e óbvios e marcados dentro e fora da aeronave”, diz o documento.

A publicação dos critérios de aeronavegabilidade é um passo importante, de acordo com a Anac, para o processo de certificação da aeronave. Isso por que se trata de um equipamento totalmente novo no setor aéreo.

Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu, em dezembro de 2023, uma consulta para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento.

Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto. “Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da EVE. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação”, diz o comunicado da Anac.

A empresa já conta com mais de 3 mil encomendas e uma linha de financiamento próprio para o projeto. Nesta semana, a Embraer anunciou que Eve Air Mobility conseguiu um novo financiamento para fabricar os ‘carros voadores’ na unidade de Taubaté, junto ao Citibank. O valor é de US$ 50 milhões, equivalente a cerca de R$ 290 milhões, que se junta a outro empréstimo que a empresa já havia conseguido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES).

Em 2022, o banco aprovou uma linha de crédito de mais de R$ 520 milhões para apoiar o programa de desenvolvimento do “carro voador” da Embraer.

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