Carnaval movimenta portos brasileiros e impulsiona o turismo marítimo

59
Foto: Shutterstock
Publicidade

Infraestrutura e investimentos em portos podem transformar as capitais do Nordeste e outras cidades portuárias em destinos atrativos para cruzeiros durante todo o ano

As viagens em cruzeiros marítimos devem movimentar mais de 50 mil pessoas ao longo da costa brasileira neste Carnaval. De acordo com a CLIA Brasil, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, 14 navios farão embarques e escalas em diversos portos do país entre 28 de fevereiro e 5 de março. Essa movimentação reforça o potencial econômico do setor e evidencia a necessidade de tornar os portos brasileiros, especialmente os das capitais do Nordeste, mais atrativos para o turismo marítimo durante todo o ano, e não apenas no período carnavalesco. 

Estudo da CLIA Brasil apontou que, entre os destinos mais procurados para curtir o Carnaval em cruzeiros, estão Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Balneário Camboriú, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires e Montevidéu. A pesquisa revela que o gasto médio de cada cruzeirista é de R$ 668 nas cidades de escala e de R$ 877 nas cidades de embarque e desembarque, reforçando o impacto positivo dessa atividade para a economia local. 

Além da movimentação sazonal do Carnaval, o turismo marítimo pode impulsionar o desenvolvimento econômico ao longo do ano. Segundo a CLIA Brasil, 60% das pessoas que já viajaram em cruzeiros voltam posteriormente aos destinos que conheceram antes, o que pode aumentar o fluxo turístico para as cidades portuárias. “Para isso, investimentos na infraestrutura portuária e na oferta de serviços de qualidade são essenciais para transformar os portos em pontos estratégicos para a recepção de turistas em diferentes períodos do ano”, diz trechos do estudo.

Atratividade

Os navios oferecem atividades para diversos perfis de viajantes, incluindo gastronomia, teatro, shows, spa, jogos e festas temáticas, atraindo não apenas quem deseja aproveitar o Carnaval, mas também aqueles que buscam experiências diferenciadas em outras épocas do ano. 

O Carnaval de 2025 acontece de 1º a 5 de março, período em que o turismo marítimo se intensifica. No entanto, para maximizar os benefícios dessa atividade, é fundamental que “os portos brasileiros ampliem sua capacidade de recepção e diversifiquem as atrações, garantindo que o setor de cruzeiros contribua para a economia local de forma contínua”, conclui o relatório da CLIA Brasil.

Fonte: Revista NE

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorEconomia brasileira tem alta de 3,8% em 2024, aponta índice do Banco Central
Próximo artigoEmpresários apontam que novas políticas de Trump vão impactar economia brasileira este ano
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.