A Paraíba vai ter uma gerência especializada para a distribuição de medicamentos à base de canabidiol. A informação foi dada pelo secretário de saúde, Ari Reis. De acordo com o secretário, a nova gerência será parte da Gerência de Assistência Especializada. Ao mesmo tempo, terá a função de avaliar, em conjunto com a assistência farmacêutica, as demandas por tratamentos inovadores, incluindo aqueles que utilizam canabidiol. “Com isso, teremos aqui na Paraíba uma gerência para a avaliação dessas novas demandas de tratamentos”, frisou.
Tendência no mundo
O canabidiol, um dos componentes da planta da cannabis, já vem sendo utilizado em tratamentos de saúde na Paraíba, no Brasil e virou tendência no mundo inteiro. Contudo, a criação de uma gerência específica para avaliar e distribuir esses medicamentos marca um avanço no acesso a terapias inovadoras no estado. “Tudo o que tem estudo e aprovação, e há indício de que aquela terapêutica consegue gerar um resultado para aquela demanda, será avaliado por essa comissão. E vamos passar a investir exatamente naquilo que tem resultado, seja no uso do canabidiol, seja no uso de outras práticas complementares”, afirmou o secretário.
Prioridade no tratamento
Reis enfatizou que a prioridade será para tratamentos que tenham comprovação científica e que demonstrem eficácia real. “Aquilo que tem evidência científica, que tem respaldo, tem estudo e traz benefício verdadeiro para a população, a gente, a partir da análise dessa gerência que está sendo construída aqui na nossa Secretaria, nós vamos, sim, investir. Claro, tudo no âmbito das evidências científicas e dos resultados para o nosso paciente.”
Com essa iniciativa, a Paraíba se alinha a outros estados que já estão avançando na regulamentação e distribuição de medicamentos à base de canabidiol, proporcionando novas possibilidades terapêuticas para pacientes que necessitam de alternativas eficazes e baseadas em evidências.
Fonte: Portal NE 9