O mercado de ônibus elétricos no Brasil tem apresentado um crescimento expressivo, com um aumento de 923,08% no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados 133 ônibus elétricos nos dois primeiros meses deste ano, um salto em relação aos 13 veículos registrados no ano passado. A BYD, líder deste segmento, foi responsável por mais de 56% desse total, com 75 unidades emplacadas.
O modelo mais destacado no período foi o BYD D9W, o ônibus elétrico mais emplacado. Desenvolvido para longas jornadas, o D9W oferece autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para 80 passageiros sentados, garantindo eficiência e conforto no transporte público. Com 12,98 metros de comprimento, o veículo também promove significativa economia operacional para os motoristas.
Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solares da BYD no Brasil, destacou a transformação no transporte público: “Estamos vivendo uma revolução na mobilidade urbana, e a eletrificação é um caminho sem retorno. A BYD está totalmente preparada para atender a essa crescente demanda, com infraestrutura e tecnologia de ponta para fabricar ônibus elétricos que garantem eficiência e sustentabilidade.”
Com dez anos de presença no Brasil, a BYD, líder global em soluções de energia limpa, reforça seu compromisso com o país. A fábrica da empresa em Campinas (SP), inaugurada em 2015, é um dos principais centros de produção na América Latina, com capacidade de fabricar centenas de chassis de ônibus elétricos anualmente para o mercado interno.
A expansão da mobilidade elétrica no Brasil tem sido impulsionada pela crescente demanda por soluções sustentáveis no transporte público. A BYD já entregou mais de 300 ônibus elétricos no país, incluindo um recente lote de 60 unidades para São Paulo, entregue em janeiro.
Os ônibus elétricos da BYD são equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio, oferecendo maior segurança e eficiência energética. Cada unidade desses veículos contribui para a redução de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores. Além disso, esses ônibus possuem uma vida útil de até 15 anos, superior à média de 10 anos dos modelos a diesel, o que resulta em custos operacionais até 70% menores.
“A eletrificação do transporte público traz benefícios tanto ambientais quanto econômicos. A redução de poluentes melhora a qualidade do ar nas cidades e contribui para a saúde da população, enquanto os custos de manutenção e abastecimento são significativamente mais baixos do que os dos veículos a diesel”, afirmou Schneider.
Sustentabilidade
Como signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, a BYD reforça seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa. A empresa adota metas voluntárias de sustentabilidade e busca contribuir para a redução de 1°C na temperatura global por meio da eletrificação do transporte e do desenvolvimento de tecnologias limpas.
Com a crescente demanda por ônibus elétricos, a BYD se consolida como uma das principais impulsionadoras da transição energética no Brasil. A empresa continua investindo na produção nacional e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para tornar o transporte coletivo no país mais eficiente e sustentável.
Fonte: Paraíba Total
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