Brasil impulsiona crescimento do tráfego aéreo na América Latina e no Caribe em 2025

Malha aérea internacional brasileira apresentou crescimento, com 8.446 voos registrados em janeiro

68
Dados da ALTA apontam forte influência do Brasil na ampliação do tráfego aéreo na América Latina e no Caribe em janeiro deste ano. (Foto: CCR Aeroportos)
Publicidade

O Brasil foi um dos principais responsáveis pelo aumento de 2,4% no tráfego aéreo da América Latina e do Caribe em janeiro de 2025, segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA). A região registrou um total de 42,3 milhões de passageiros, enquanto o Brasil contabilizou 8,6 milhões de viajantes domésticos, um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O país também registrou um aumento no fluxo intra-regional, com 5,3 milhões de passageiros. No mercado internacional, a América Latina e o Caribe somaram 15,6 milhões de viajantes, um crescimento de 0,7%. A ALTA destacou a ampliação de 33,5% nas conexões entre o Brasil e a França, com destaque para a rota Paris-Salvador (BA).

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a malha aérea internacional brasileira apresentou crescimento, com 8.446 voos registrados em janeiro, um aumento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2024. Mais de 2 milhões de assentos foram disponibilizados, sendo que 52,2% das viagens internacionais partiram da América do Sul e 20,3% da Europa.

São Paulo liderou a recepção de voos internacionais, com 57,6% do total, seguido pelo Rio de Janeiro (20,4%), Santa Catarina (7,7%) e Distrito Federal (3,41%). Até janeiro, a ANAC autorizou 41 novos voos internacionais para o Brasil, conectando países como Argentina, Colômbia, Paraguai e Portugal a cidades brasileiras.

O Ministério do Turismo tem desenvolvido iniciativas para ampliar a conectividade aérea do Brasil, como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que captou mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros no primeiro edital. Além disso, o governo tem promovido o Programa “Conheça o Brasil: Voando”, que busca expandir a oferta de “stopover” e incentivar o turismo interno.

Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp

Artigo anteriorMinha Casa, Minha Vida: nova faixa para classe média deve ter juros de cerca de 8% ao ano; entenda
Próximo artigoInstituto de Santa Rita realiza turnê na Itália com novo espetáculo
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.