Com a proximidade da Black Friday 2024, o varejo se prepara para um aumento significativo na demanda. Especialistas destacam a importância de estratégias eficientes para evitar problemas recorrentes, como os registrados em 2023, quando o Procon-SP recebeu mais de mil reclamações relacionadas à data, sendo 36% delas devido a atrasos ou falta de entrega.
- LEIA MAIS: João Pessoa deve dobrar capacidade de hospedagem em cinco anos, afirma presidente da Cinep
Zoltan Schwab, executivo da vhsys, empresa que oferece soluções de gestão para micro e pequenos negócios, aponta que muitos desses problemas decorrem de falhas na gestão de estoque. “Um dos grandes desafios será a gestão eficiente dos produtos. Isso é determinante para a avaliação e satisfação do cliente. Com o apoio de um ERP, o varejista pode identificar falhas na operação e garantir o controle de vendas no grande dia”, explica.
De acordo com o Panorama do Consumo — Black Friday 2024, 39% dos consumidores já planejam realizar compras na data, reforçando a necessidade de um sistema robusto que organize e monitore o fluxo de produtos em tempo real.
Schwab destaca que plataformas de controle de estoque integradas permitem que empresários gerenciem operações de maneira automatizada, reduzindo erros e otimizando processos. “Um bom software deve oferecer funcionalidades como controle de múltiplos depósitos, categorização de produtos, geração automática de pedidos de compra, relatórios detalhados e integração com sistemas de vendas e emissão de notas fiscais eletrônicas”, afirma.
A tecnologia também ajuda os varejistas a se prepararem para outros períodos de alta demanda, como o Natal. “Com dados históricos e inteligência de negócios, é possível projetar necessidades futuras, evitando rupturas de estoque e garantindo uma operação mais eficiente em todas as datas comerciais importantes”, conclui o executivo.
Receba todas as notícias do Paraíba Business no WhatsApp