O Banco do Nordeste (BNB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão lançando o FIP Nordeste Capital Semente, um fundo de investimento em participações (FIP) com um capital inicial de R$ 80 milhões. O objetivo é apoiar startups iniciantes na área de atuação do BNB, que abrange estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo.
Os interessados têm até 6 de agosto de 2024 para apresentar suas propostas. Informações detalhadas sobre o edital estão disponíveis nos sites da Finep e do Banco do Nordeste.
O fundo contará com aportes iguais de R$ 40 milhões do Banco do Nordeste e da Finep. De acordo com Antônio Jorge, superintendente em exercício de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais do BNB, o valor inicial é suficiente para começar o Fundo, mas há possibilidade de outros investidores entrarem posteriormente. “Também é necessário que o gestor vencedor se comprometa a participar do capital do fundo”, esclarece Jorge.
Ele acrescenta que a iniciativa visa estimular o ecossistema de inovação na região, promovendo uma maior integração entre os participantes das cadeias de negócios e fortalecendo a economia local.
Fonte: Portal da Capital