Dream Chaser Tenacity, o avião espacial de carga não tripulado, no Kennedy Space Center, na Flórida. (Imagem: NASA)

O primeiro avião espacial comercial do mundo, Dream Chaser DC-100, chamado de Tenacity, chegou ao Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida, para as preparações finais antes de sua primeira missão à Estação Especial Internacional (ISS), que acontece ainda este ano.

Após completar rigorosas avaliações no Neil Armstrong Test Facility em Ohio, o Tenacity está pronto para passar pelos procedimentos finais de pré-lançamento, incluindo a finalização de seu sistema de proteção térmica e a integração de cargas úteis. O avião espacial será lançado a bordo de um foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA), transportando 3.540 kg de alimentos, água e experimentos científicos para a ISS.

O projeto Dream Chaser, desenvolvido pela Sierra Nevada Corporation (SNC) e agora gerenciado por seu braço independente, Sierra Space, está em andamento desde seu anúncio em setembro de 2004. Inicialmente concebido como parte do programa Commercial Crew da NASA, o Dream Chaser visava transportar astronautas para a ISS. No entanto, em 2014, os contratos do programa foram concedidos à Boeing e à SpaceX, deixando o Dream Chaser de lado.

Em 2016, a NASA retomou o interesse pelo Dream Chaser, desta vez como um avião espacial não tripulado para missões de carga para a ISS. Esta decisão veio em meio a atrasos e problemas com o Starliner da Boeing, que ainda está pendente de seu primeiro lançamento tripulado, agora reprogramado para 25 de maio.

Fonte: Olhar Digital

Artigo anteriorCade desobriga Petrobras de vender refinarias
Próximo artigoHaddad defende rever vinculações orçamentárias: ‘quem sabe não encontramos uma regra melhor’