As 10 cidades mais (e menos) seguras do mundo para turistas em 2024

44
Publicidade

Ao escolher um destino de viagem, os turistas levam em conta diversos fatores, desde o clima e o custo da hospedagem até as atividades locais e opções de transporte. No entanto, a segurança é um aspecto crucial, embora seja mais difícil de quantificar.

Fatores como instabilidade política e ataques terroristas têm o poder de afastar os visitantes. Um exemplo notável é o ataque terrorista em Sousse, na Tunísia, em 2015, que causou enormes prejuízos ao setor de turismo, estimados em 450 milhões de euros apenas com cancelamentos de viagens. Naquele período, a Tunísia já enfrentava dificuldades econômicas devido à Revolução de Jasmim, e o número de turistas estrangeiros caiu de 7 milhões em 2010 para 5 milhões em 2015.

Recentemente, um consultor da Forbes analisou a segurança dos destinos turísticos e classificou Singapura como o destino mais seguro do mundo para os turistas.

Como o ranking foi elaborado?

A análise concentrou-se exclusivamente na segurança, levando em conta a classificação de segurança de viagem fornecida pelo Departamento de Estado dos EUA, o risco de criminalidade por cidade de acordo com o Numbeo, e os dados de risco de segurança pessoal da The Economist, que avaliam vulnerabilidades a crimes, violência, ameaças terroristas, desastres naturais e instabilidades econômicas. A pesquisa comparou 60 destinos globais.

Singapura destacou-se como a cidade mais segura do mundo, superando Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá). Segundo o Forbes Advisor, Singapura obteve uma classificação de 0 em 100 no nível de risco. Em contraste, Caracas, na Venezuela, foi a cidade mais arriscada, com uma pontuação de 100.

Apesar da liderança de Singapura, nem todas as cidades asiáticas tiveram um bom desempenho. Karachi, no Paquistão, é a segunda cidade menos segura para turistas (93,12 pontos), e Yangon, em Mianmar, ocupa o terceiro lugar com um risco medido de 91,67.

A Europa, por outro lado, não é considerada um destino particularmente perigoso. As cidades europeias mais arriscadas estão apenas na 26ª posição, com Milão (26ª) e Roma (28ª) na Itália, e Paris (31ª) na França. Cidades como Zurique, Copenhague e Amsterdã estão entre as mais seguras do mundo.

Veja o ranking a seguir:

Top 10 cidades menos seguras do mundo para turistas:

  1. Caracas (Venezuela)
  2. Karachi (Paquistão)
  3. Yangon (Mianmar)
  4. Lagos (Nigéria)
  5. Manila (Filipinas)
  6. Daca (Bangladesh)
  7. Bogotá (Colômbia)
  8. Cairo (Egito)
  9. Cidade do México (México)
  10. Quito (Equador)

Top 10 cidades mais seguras do mundo para turistas:

  1. Singapura
  2. Tóquio (Japão)
  3. Toronto (Canadá)
  4. Sydney (Austrália)
  5. Zurique (Suíça)
  6. Copenhague (Dinamarca)
  7. Seul (Coreia do Sul)
  8. Osaka (Japão)
  9. Melbourne (Austrália)
  10. Amsterdã (Países Baixos)

Artigo anteriorWeWork soma ao menos 12 pedidos de despejo no país
Próximo artigoA exemplo de Paris, Madri vai proibir aluguel e tirar patinetes elétricas das ruas
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.