Arquitetura da paisagem: Projeto quer transformar o Acquaí Park em um ícone cultural da Paraíba

Descubra como a arquiteta paisagista Maryana vai transformar o Acquaí Park em um refúgio cultural e natural, integrando a essência da Paraíba em cada detalhe e criando uma experiência única para visitantes.

335
Arquiteta paisagista Maryana Pinto (Foto: Divulgação)

O Acquaí Park, um verdadeiro complexo de entretenimento em construção no Polo Turístico Cabo Branco, está sendo desenvolvido com um profundo respeito e integração à cultura paraibana. A arquiteta paisagista Maryana Pinto está liderando o projeto paisagístico e de interiores do empreendimento, que tem como premissa garantir que o resultado final tenha o DNA da Paraíba, refletindo toda a riqueza cultural, artesanal, gastronômica e natural do estado.

Maryana Pinto, com vasta experiência na criação de parques aquáticos, está realizando uma imersão nas diversas manifestações culturais da Paraíba, com o objetivo de criar uma experiência e um ambiente onde os visitantes, ao entrarem, sintam que estão em uma continuidade de João Pessoa, se sintam acolhidos. Ela enfatiza que o parque deve ser uma extensão da cidade, com uma narrativa visual que incorpora as cores, sabores, aromas, as artes e o artesanato local.

Integração com a Natureza

A localização do Acquaí Park, cercada pela exuberante Mata Atlântica regenerada, oferece um cenário perfeito para a proposta da arquiteta. Maryana destaca a importância de aproveitar a vegetação nativa e o microclima específico da região para criar um ambiente harmonioso e sustentável: “A vegetação presente fará parte da identidade que estamos propondo para o Acquaí. Estamos selecionando espécies locais de plantas e outras que se integrem harmonicamente com o microclima local, criando um ambiente orgânico que conta um pouco de tudo que a Paraíba tem a oferecer,” explica a arquiteta.

Valorização da Mão de Obra Local

Um dos pilares do projeto é a valorização da mão de obra, dos artistas e artesãos locais. Maryana menciona que, desde o início, houve um esforço para envolver a comunidade local no desenvolvimento do parque. Isso não só fortalece a economia da região mas também garante que o parque tenha uma autenticidade única: “Vamos trabalhar com mão de obra de artistas locais, como já fizemos no momento de lançamento do parque. Queremos que o Acquaí Park tenha uma identidade genuína e que os visitantes possam vivenciar a verdadeira cultura paraibana,” destaca Maryana.

Storytelling e Arquitetura

Maryana Pinto revela que este é o décimo parque temático que projeta: “Mas sinto que aqui o trabalho vai muito além da estética. A ideia é contar uma história através da arquitetura da paisagem e, para isso, cada área do parque terá um tema específico que reflete a cultura e a natureza da Paraíba.” Ela adianta, sem spoilers, que os temas paraibanos serão traduzidos por meio dos materiais utilizados, cores, objetos e decoração, artesanatos e artes genuinamente locais.

O Acquaí Park promete ser um marco no turismo paraibano, tanto pela sua grandiosidade quanto pela forma e cuidado com que está sendo desenvolvido. A imersão cultural e paisagística liderada por Maryana Pinto vai garantir que o parque seja uma verdadeira extensão de João Pessoa, refletindo toda a riqueza e diversidade da Paraíba.

Artigo anteriorParaíba ganha visibilidade em portal de notícias internacional pelo avanço no Turismo
Próximo artigoJoão Pessoa recebe pela primeira vez uma feira de franquias com formato diferente
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.