Aproveite o espetáculo do pôr do sol da Praia do Jacaré ao som do saxofone

No fim do dia, é possível ouvir os acordes de uma das mais conhecidas melodias: o Bolero de Ravel. Do sax de Jurandy, saltam as notas que embalam o crepúsculo na Praia do Jacaré. O Sol se despede em tons de vermelho, laranja e amarelo, arrancando aplausos e lágrimas de emoção

287

Um grande espetáculo a céu aberto acontece diariamente na Praia do Jacaré, no município de Cabedelo, vizinho a João Pessoa. É o pôr do sol ao som de Jurandy do Sax. Quando o dia está se despedindo, o músico serpenteia o Rio Paraíba a bordo de uma canoa, tocando a famosa música Bolero de Ravel. Em catamarãs e também na orla, turistas e moradores se reúnem para observar esse emocionante ritual, que há anos faz com que o pôr do sol na Praia do Jacaré seja um dos mais conhecidos do Brasil.

São duas as maneiras de curtir o fim do dia por ali. A mais econômica delas é assistindo à apresentação de Jurandy diretamente do deck da orla — que recentemente passou por uma reforma. O espaço agora conta com uma série de lojinhas de roupas e artesanatos, além de cafeterias e lanchonetes. Dali se tem uma bela vista do rio e do pôr do sol, e não se paga nada para assistir ao fim de tarde. O único inconveniente pode ser o grande número de espectadores, principalmente na alta temporada.

A segunda opção é assistir ao pôr do sol embarcado em um catamarã. As embarcações fazem um breve passeio pelo manguezal no entorno da Praia do Jacaré e oferecem diversos atrativos a bordo, como apresentação de violinistas, danças e brincadeiras com personagens como Lampião e Maria Bonita. Outra vantagem é que Jurandy do Sax costuma tocar o Bolero de Ravel rodeando os catamarãs e, ao fim do espetáculo, sobe nas embarcações para fazer mais uma pequena apresentação exclusiva para os passageiros. 

Jurandy do Sax é uma atração imperdível na Praia do Jacaré a 16 anos. Ele entrou para o Livro dos Recordes como a pessoa que mais tocou o clássico “Bolero”, de Ravel, no saxofone. Visitar João Pessoa e não assistir a esse espetáculo ao pôr do sol é quase um pecado. Todo final de tarde, o artista, com seus longos cabelos presos em um rabo de cavalo, vestido de branco da cabeça aos pés, surge em um pequeno barco para sua apresentação até o sol desaparecer no horizonte. Você pode escolher assistir de um dos quatro catamarãs que levam turistas para passeios pelo Rio Paraíba ou da margem. O importante é não perder esse momento.

José Jurandy Félix, de 60 anos, é o artista que encanta os visitantes com mais de 5.600 apresentações na praia fluvial, que não tem jacarés. Para ele, cada dia é uma nova experiência: “A emoção está sempre presente e é ela que nos dá força para continuar”, afirma. Natural de Água Branca, na Paraíba, mas criado em Livramento, Jurandy também sobe em um dos catamarãs ao fim do espetáculo para tocar outros clássicos, para o deleite dos turistas, recebendo muitos aplausos, autógrafos e flashes antes de se despedir. No dia seguinte, ele retorna ao seu palco. Jurandy não pensa em parar; a plateia agradece.

O Músico e o Pôr do Sol

Jurandy começou a tocar “Bolero” na Praia do Jacaré há 23 anos, para divulgar um disco que marcou o início de sua carreira. Desde 2000, ele se apresenta diariamente no mesmo local. No entanto, o espetáculo mais celebrado no Jacaré é o pôr do sol, que colore o céu com tons de vermelho, laranja e amarelo, recebendo aplausos e homenagens.

Para aproveitar a beleza do pôr do sol, é aconselhável chegar à praia um pouco antes das 16h, quando os catamarãs começam a se deslocar. Durante o passeio de 1h20min, os turistas se divertem ao som de forró e podem dançar com personagens vestidos como Lampião e Maria Bonita. Ao descer do barco, visite a feirinha de artesanato às margens do Rio Paraíba e adquira lembrancinhas locais. No ano passado, por decisão judicial, os bares da área foram fechados devido à localização em uma zona ambiental, mas isso não interfere no espetáculo diário do pôr do sol.

Praia do Jacaré

  • Onde fica: Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa
  • Como chegar: Siga pela BR-230. A Praia do Jacaré está a 14 km da Praia de Tambaú. Se não tiver carro, pegue um ônibus até o Bessa e depois um ônibus direto para a Praia do Jacaré. Empresas como a Luck cobram R$ 40 do centro histórico de João Pessoa até o local do show.
  • Informações: Maurício Martins – (83) 9638-3775
  • Preço do passeio pelo Rio Paraíba: R$ 35
  • Não esqueça: Leve um celular (preferencialmente com a bateria carregada) ou uma câmera para registrar o espetáculo, que é inesquecível.

Fonte: Correio Braziliensse

Artigo anteriorProjeto sobre dívida dos estados tem mudança que pode reduzir piso de gastos com saúde e emendas
Próximo artigoRestaurante tem a preocupação de ter um banheiro ‘instagramável’
Redação
O Paraíba Business é um portal de notícias profissional focado em economia e negócios, independente e não partidário. Seu propósito é produzir conteúdos relevantes e se aproximar ao máximo da verdade dos fatos para informar e contribuir com nossos leitores de maneira transparente.