
Criado em 2020, app indiano Koo ganhou fama com a crise do Twitter e chegou a levantar R$ 330 milhões em investimentos, mas fracassou no modelo de negócios
O Koo, aplicativo que ficou conhecido como “Twitter indiano”, deixará de existir. A empresa anunciou que está encerrando suas operações por desafios financeiros. Recentemente, o Koo lidava com negociações para ser comprado pela plataforma de notícias indiana Dailyhunt, negócio que não foi concretizado e agravou ainda mais os problemas de receitas.
Criada em 2020 pelos empreendedores Aprameya Radhakrishna, até então CEO, e Mayank Bidawatka, a rede chegou a levantar, em dois anos de existência, mais de R$ 330 milhões em rodadas de investimento que inclui fundos importantes como Tiger Global, Accel, Blume Ventures e outros.
O app chegou a ter mais de 50 milhões de usuários globalmente em 2022, sendo que, somente do Brasil, eram 13,3 milhões de pessoas. Na ocasião, a plataforma estava em 100 países, momento em que ganhou fama mundial como uma opção ao Twitter, que na época foi comprado por Elon Musk. No entanto, após a rápida ascensão, a empresa teve desafios de retenção de usuários e geração de receitas. No último mês, contabilizava pouco mais de 2 milhões de pessoas ativas.
De acordo com os criadores da plataforma, o nome Koo remete a um recurso linguístico que imita o som de um pássaro. No final de 2022, Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp – empresa especializada em mobile marketing -, afirmou que ainda era cedo para definir se a nova rede iria vingar ou não passar de um hit instantâneo. “Mas é fato que os números recentes do Koo no Brasil chamam a atenção tanto em downloads quanto em avaliações”. Na ocasião, o levantamento do RankMyApp mostrava que o Koo havia superado o Twitter em avaliação e download entre os brasileiros.
Fonte: Forbes Brasil