André Esteves, do BTG, prevê que Brasil vai crescer mais de 2,5% em 2024

Banqueiro ressalta que país está muito melhor do que em qualquer outro momento da história e disse que será o quarto ano seguido que vai surpreender no crescimento

27
André Esteves, presidente do Banco BTG Pactual: ''nos últimos dez anos, o país foi o mais reformista do mundo' — Foto: Bloomberg

O banqueiro André Esteves, fundador do BTG, disse esperar que a expansão econômica do Brasil seja de mais de 2,5%, o “quarto ano seguido que o Brasil vai surpreender no crescimento”. Ele completou dizendo que, nos últimos dez anos, o país foi o mais reformista do mundo e “está muito melhor do que em qualquer outro momento da história”.

— A gente nunca teve no emprego formal uma proporção tão grande de trabalhadores ganhando mais do que o salário mínimo — disse durante participação no Forum Esfera, realizado no fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo.

— Essas são estatísticas com todos os desafios que a gente tem pela frente, que nos devem trazer orgulho. Isso acontece por uma sequência de acertos — afirmou Esteves citando como exemplos as reformas trabalhista e da previdência, as privatizações e a independência do Banco Central.

Esteves fez elogio ao Ministério da Fazenda “pela obstinação de entregar um quadro fiscal equilibrado, porque não é simples”:

— Finanças públicas equilibradas significam juros de equilíbrio neutro, baixos ou mais baixos de onde eles estão, e acho que o Ministério da Fazenda compreendeu isso de uma maneira muito clara e tem perseguido isso.

O banqueiro disse ainda que a sociedade está sinalizando que o aumento da carga tributária chegou ao limite, “o que significa que se a gente precisa chegar no equilíbrio fiscal, a gente precisa trabalhar também do lado da otimização dos nossos gastos.

Artigo anteriorProfissional com mais de 60 anos recorre ao empreendedorismo para voltar ao mercado
Próximo artigoSam’s Club deve inaugurar sua primeira unidade em João Pessoa neste mês