Coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família têm relatado indícios de golpe contra famílias beneficiárias do programa de distribuição de renda. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os titulares do benefício têm recebido mensagens de texto por celular (SMS), sugerindo acesso a um link malicioso.
O objetivo é que a pessoa clique neste endereço suspeito, o que pode expor as informações pessoais e o acesso às contas bancárias onde os beneficiários recebem os benefícios (phishing). De posse desses dados, é possível acessar o aplicativo Caixa Tem, onde o depósito é feito.
Aos titulares do Bolsa Família, o ministério esclarece que:
Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa Bolsa Família.
O Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites.
No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema por meio dos canais oficiais.
O Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
Orientações
Caso o beneficiário já tenha sido lesado por algum golpista, a orientação é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária. Isso também pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem. É importante ainda registrar um boletim de ocorrência na delegacia.
“A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo”, explicou a pasta.