Plataforma cria nova categoria para experiências em locais como o d’Orsay, em Paris, no Museu Ferrari, na Itália, e até na antiga casa do Prince. Aposta envolve ainda parceria com a Disney
O Airbnb inicia hoje nova estratégia comercial com a possibilidade de hospedagens em museus, como o emblemático d’Orsay, em Paris, e o da Ferrari, na Itália, além de casas como a do cantor Prince, em Mineápolis, nos Estados Unidos. Batizada de “Icônicos”, a nova categoria da maior plataforma global de compartilhamento de lares vai permitir experiências em diferentes locais do mundo. O Brasil deverá receber seus primeiros endereços nos próximos meses.
Negócios:
Entrevista:
Em entrevista ao GLOBO, Fiamma Zarife, diretora-geral na América do Sul do, explica que a nova estratégia é ampliar o posicionamento da marca além das acomodações de viagens.
– Essa categoria foi pensada para ser uma experiência com ativações de grande relevância cultural. E isso permite alcançar segmentos-chave e grupos de interesse específicos com as suas diferentes gerações. É atingir segmentos que talvez não tenham experimentado o Airbnb. E o mais importante é ampliar o posicionamento da plataforma, que oferece mais que acomodação. Os Icônicos é o primeiro passo para a gente expandir em termos do que o Airbnb oferece a medida em que mais opções forem lançadas ao longo do ano – antecipa Fiamma.
Tecnologia:
A nova categoria conta nesse primeiro momento com 11 opções. No caso do Museu d’Orsay, o hóspede poderá dormir na sala do relógio do museu de arte de Paris, que foi transformada em quarto por Mathieu Lehanneur, designer da tocha e da pira dos Jogos de Paris 2024. Outra opção é o Museu da Ferrari, em Maranello, na Itália. A experiência inclui ainda uma volta com o piloto embaixador da equipe italiana, Marc Gené. A empresa não divulgou ainda os preços das atrações.
Parceria com a Disney
Para reforçar a nova categoria, a plataforma selou ainda parceria com a Disney. Assim, será possível passar a noite em ambientes inspirados nos personagens e títulos da companhia, como os da série “X-Men ‘97”, em Westchester (NY), e do longa de animação “UP”, em Abiquiu (Novo México). Há ainda opções envolvendo cantores como a casa comprada por Prince que foi exibida no filme “Purple Rain”. Nessa primeira fase, os hóspedes que quiseram reservas os locais serão sorteados. Segundo o Airbnb, serão mais 4 mil vagas em 2024.
-Queremos ser um ecossistema de produtos e serviços, transformando a experiência de viajar. Nos últimos anos tivemos mais de 90 experiências ligadas a esportes, filmes, gastronomia e games. Só em 2023 foram quase 5 milhões de visualizações. E com isso base nisso trouxemos essa ideia para a plataforma. Pretendemos fazer vários lançamentos. Vamos colocar uma funcionalidade na plataforma para mostrar quais serão as opções que serão lançadas – diz Fiamma, lembrando de experiências temporárias no Brasil como uma casa inspirada na Turma da Mônica, em São Paulo, e o Sobrado Alceu Valença, em Olinda (PE).
O Brasil deve ganhar espaço na nova estratégia. No quarto trimestre de 2024, último dado disponível, o volume de noites reservadas quase que duplicou em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. E mais de 80% foram reservados por próprios brasileiros. No ano passado, mais de 2.330 cidades receberam turistas pelo Airbnb, dos quais 165 cidades pela primeira vez.
Perse:
-Os brasileiros seguem redescobrindo o Brasil. O país é o maior mercado da América Latina em número de anfitriões (dono das hospedagens), de anúncios e de mercado de origem, com os brasileiros sendo os maiores hóspedes de toda a região.
O anúncio da nova categoria foi feito hoje por Brian Chesky, cofundador e CEO global do Airbnb, em evento em Los Angeles. Além disso, a plataforma apresentou novas funções para viagens em grupo, com a possibilidade de compartilhar as acomodações favoritas com outras pessoas.
Turismo:
Mais de 80% das reservas são de viagens em família e com amigos. A ideia é substituir o compartilhamento de links fora da plataforma. Estima-se que mais de 1 milhão de links foram compartilhados por dia no ano passado, destacou Fiamma.
Há ainda recursos que vão permitir que todas as pessoas, que participam de uma viagem, troquem mensagens com o anfitrião em uma única conversa. Em 2023, foram mais de 15 bilhões de mensagens enviadas dentro do plataforma.