Agricultura familiar ocupa mais de 90% das propriedades rurais do país

Segmento produz por 70% dos alimentos consumidos no Brasil, estima Conafer

35
Agricultura familiar: produção de alimentos para abastecer mercado interno — Foto: Arquivo / Extra

Um levantamento feito pela Confederação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) revela que a agricultura familiar ocupa mais de 90% das propriedades rurais do país. Além disso, o segmento produz por 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Mas, segundo a entidade, o pequeno produtor representa apenas pouco mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

De acordo com Carlos Lopes, presidente da Conafer, o governo destinou apenas R$ 77 bilhões para a agricultura familiar, ante R$ 364 bilhões do agronegócio.

“É a atuação do produtor familiar que garante comida no prato do brasileiro, perfil diferente do agronegócio, que tem por objetivo gerar divisas para o país”, afirma Lopes.

Segundo ele, no entanto, a agricultura familiar não deve ser vista como adversária do agronegócio:

“Não somos concorrentes de nós mesmos. Enquanto ficamos debatendo quem é maior ou menor, perdemos oportunidades de negócios”.

Melhoramento genético do rebanho

Para fortalecer o agro familiar, uma das iniciativas da Conafer é o programa de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite no Brasil: o +Pecuária Brasil. A iniciativa é uma parceria com a Alta Genetics, especializada em inseminação artificial, que já gerou 56 mil nascimentos de bezerros em todo país em dois anos.

O projeto visa a fomentar a geração de emprego e renda, com a evolução de toda a cadeia produtiva da pecuária nacional. Segundo a entidade, cem mil propriedades já fazem parte do programa, com previsão de gerar mais de 50 mil novos postos de trabalho por ano.

Artigo anteriorMudança da previdência dos militares cogitada por Tebet tem oposição de Múcio, que deve levar preocupações a Lula
Próximo artigoCom alta do dólar, defasagem no preço da gasolina e do diesel já chega a quase 10%