A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou nesta segunda-feira (9) o edital E-commerce.BR, com o objetivo de promover a inclusão digital de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
O programa, que será realizado até 2026, beneficiará cerca de 800 empresas por meio de iniciativas voltadas para capacitação digital, soluções logísticas e fortalecimento da comunicação online. O anúncio foi feito durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, destacando a urgência de reduzir desigualdades regionais no acesso ao mercado digital.
Atualmente, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste representam apenas 11,3% do total de transações do comércio eletrônico no Brasil, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional. “Nosso objetivo é criar um ambiente mais inclusivo, que permita às empresas dessas regiões acessar o mercado digital e competir em igualdade de condições”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
Como vai funcionar o edital
Na primeira fase, 20 projetos serão selecionados, um por unidade federativa das regiões contempladas. Em seguida, nove projetos receberão apoio financeiro de R$ 380 mil cada, e três deles avançarão para uma etapa de escala, com investimentos adicionais de R$ 500 mil.
Os recursos, que somam R$ 4,92 milhões, serão destinados ao desenvolvimento de soluções inovadoras em três categorias principais:
- Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: voltado à qualificação profissional para o e-commerce;
- Soluções para Entregas e Distribuição: projetos que melhorem a logística em áreas com infraestrutura limitada;
- Comunicação e Integração Digital: ações que fortaleçam a presença online das MPMEs.
As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro de 2025 e podem ser feitas no site oficial da ABDI (www.abdi.com.br/ecommercebr).
Com essa iniciativa, a ABDI e o MDIC esperam não apenas aumentar a participação das MPMEs no mercado digital, mas também fomentar o desenvolvimento econômico regional e estimular a geração de empregos.