A força da arquitetura e do design

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Egeu Paros: lançamento com design assinado por Paulo Macedo

A cada ano, João Pessoa destaca-se mais no mercado imobiliário nacional em razão dos projetos arquitetônicos de linhas modernas e futuristas, um reflexo da qualidade e do esmero dos profissionais locais e suas equipes de colaboradores. Essa constatação tem um sentido que ultrapassa a lógica da simples criação, ao considerar o fato de que temos verdadeiras obras de arte sendo lançadas e entregues no mercado de incorporação paraibano.

Esse assunto tem pertinência pela força que exerce o visual no cenário da cidade. As perspectivas dos projetos dos empreendimentos, como em maquetes e books físicos, por exemplo, por si só são suficientes para influenciar a percepção de valor e fidelização de eventual prospect. Erra quem imagina que existe cliente fiel a determinada marca, seja ela de imobiliária ou incorporadora, se não constar em seus portfólios os mais icônicos e surpreendentes produtos imobiliários, capazes de despertar o desejo de pertencimento. Essa certeza se dá por conta de projetos com designs diferenciados, mas deve-se considerar também a localização e tipologia do futuro imóvel. Esses três fatores agregados indicarão a força da marca em razão daquele produto específico.

Pois bem, o certo é que o design de um empreendimento imobiliário é o mais importante ponto de atenção das pessoas. Diante dessa convicção, algumas incorporadoras passaram a lançar nos últimos anos empreendimentos memoráveis, ao ponto de, com o tempo, tais marcas serem reconhecidas em função dos inovadores projetos. Tal dimensão proporcionou, em alguns casos, a adoção de relações de exclusividade entre incorporadoras e empresas de arquitetura, de modo a favorecer ainda mais o reconhecimento visual pelos traços do projeto e a tão aguardada “fidelização” à marca. Claro que toda essa realidade é resultado de um mercado superaquecido, assim como necessária para aquelas empresas que pretendem figurar entre as mais destacadas.

Em paralelo e de maneira complementar, considerando vencida a fase de concepção do projeto, tornam-se fundamentais as ações comerciais e de marketing no sentido de alcançar o êxito projetado para a empresa ou empreendimento específico. Atualmente, os projetos mais bem-sucedidos inseridos no mercado passam  pela inter-relação entre incorporador, arquiteto, corretor de imóveis e consultor de marketing,  desde a escolha e aquisição da área para incorporar. Trata-se do quarteto responsável por pensar, criar e desenvolver o próximo lançamento, considerando as expertises individuais e integrando-as num mesmo propósito. Essa equipe é responsável por indicar os cenários capazes de influenciar no sucesso ou fracasso de eventual lançamento imobiliário, assim como providenciar iniciativas não menos fundamentais com o fito de não deixar dúvidas sobre a assertividade do produto que a marca estará revelando ao mercado. Resultará daí a certeza de que uma marca forte apresentará ao mercado o melhor produto por meio da comunicação mais adequada ao seu público alvo.

Por fim, é essencial que os ativistas do mercado imobiliário em João Pessoa sigam com as melhores práticas em suas áreas de atuação, revelando profissionalismo e qualificação para as diferentes operações do mercado. Tendo em vista que João Pessoa é vendida atualmente para todo o Brasil, assim como se tornou um destino revestido de projetos surreais em termos de arquitetura, vive-se a perspectiva de que permaneça num grau sustentável de evolução.  

Glauco Morais, sócio fundador da Plano 83  Consultoria Imobiliária        

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