Quase 3 em cada 10 brasileiros (29%) pretendem comprar um imóvel nos próximos 12 meses como forma de investimento, revelou pesquisa da Loft, em parceria com a Offerwise.
O perfil da população que se enquadra nesse cenário tem de 25 a 34 anos, com ensino superior completo, casados e pertencentes às classes A e B.
- LEIA MAIS: Pensando a economia com humanismo: a contribuição do homenageado de hoje, Irenaldo Quintans
Esse objetivo é maior, inclusive, comparado com aqueles que pensam em adquirir uma casa ou apartamento para moradia própria, sendo apenas 27% dos entrevistados, em sua maioria os da Geração Z com — 18 a 24 anos.
Ter uma segunda moradia, construir patrimônio e colocar para locação são outros propósitos listados na pesquisa, que conto com mil pessoas.
E aqueles que investem nesse mercado se concentram na região Norte, com 36%, seguido do Sudeste e Nordeste, com 30% e 28%, respectivamente.
Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft, analisa sobre os grandes centros urbanos os alvos mais frequentes de comprar um imóvel como forma de investimento, “porque esses lugares possuem mercados mais dinâmicos, além de geralmente proporcionam maior oferta de serviços e infraestrutura”.
O estudo ainda aponta que aqueles de classes sociais mais baixas pretendem a compra de uma casa ou apartamento realizada em conjunto com outra pessoa — diferente dos que têm maior condição financeira, que preferem comprar sozinhos.
“Esse comportamento mostra como o brasileiro valoriza muito a posse de um bem concreto e próprio, como o imóvel, independente da finalidade. O desejo em torno da propriedade ainda é muito forte e independência de condição financeira ou posição social”, concluiu Takahashi.
Fonte: CNN Brasil